1 de julho de 2015

FASE 1 CUMPRIDA


A Comissão Pré-capitular concluiu a primeira fase dos trabalhos para preparar o XVIII Capítulo Geral dos Missionários Combonianos que vai decorrer de 6 de setembro a 4 de outubro na Casa Generalícia em Roma.

A reunião magna do Instituto vai congregar 67 capitulares e 10 observadores que vão rever o último sexénio, preparar o programa para os próximos seis anos e escolher um Conselho Geral que o execute.

«Discípulos Missionários Combonianos chamados a viver a alegria do Evangelho no mundo de hoje» é o tema inspirativo.

Os oito membros da Comissão reviram os Estatutos do Capítulo e prepararam o documento de trabalho  intitulado Síntese Temática para o Discernimento.

Para tal leram as relações da Direção Geral, dos continentes e das circunscrições mais os contributos enviados por confrades individualmente e por grupos.

Tentaram valorizar ao máximo os materiais enviados e de facilitar o processo capitular que vai continuar reunindo todos os capitulares a partir de 31 de agosto.

Durante os últimos dez dias, a comissão terminou a Síntese Temática para o Discernimento, ajustou a proposta de programa do Capítulo e traduziu os diversos materiais em inglês e espanhol, que, com o italiano, são as línguas oficiais do Capítulo.

O programa da Semana de Preparação para o Capítulo, que decorre de 31 de agosto a 4 de setembro, também está pronto.

Tem três vertentes: um dia para a apresentação dos capitulares e delegados; dois dias com Dom Marcello Semeraro – bispo de Albano e secretário do Grupo de Cardeais Consultores do Papa – que vai fazer duas reflexões e um retiro sobre A Alegria do Evangelho, e dois dias para um primeiro contacto com a proposta de andamento do Capítulo, Estatutos e Síntese Temática para o Discernimento.

A Comissão também concelebrou com o Papa Francisco a missa do Corpo e Sangue de Cristo na esplanada da Basília de São João de Laterão e fez uma manhã de retiro para rezar a proposta de documento de trabalho.

Os oito elementos da comissão voltam a Roma a 23 de agosto para ultimar os preparativos e receber os capitulares.

Sem comentários: