11 de fevereiro de 2011

FANGAK


Fangak, uma das cidades mais remotas do Estado de Jonglei, Sudão do Sul, foi palco de sangrentos recontros entre as tropas do sul e forçais leais a um ex-general.
Os rebeldes comandados por George Athor atacaram a cidade e ocuparam-na na quarta-feira depois de expulsarem a população civil.
Entretanto, o SPLA atacou a cidade para a recuperar e em dois dias de combates violentos mais de 100 pessoas morreram.
O porta-voz dos militares, Coronel Philip Paguer Panyang, disse-me a telefone que no combate por Fangak morreram 89 pessoas: 39 civis, incluindo mulheres e crianças, 20 soldados e polícias e 30 rebeldes. Os feridos foram 95: 65 civis e 30 militares.
Em Door, outra localidade atacada pelos rebeldes, morreram quatro militares e uma dúzia de atacantes.
Entretanto, o SPLA, a tropa do Sul, reocupou Fangak e a zona está calma.
O comandante Athor concorreu como independente para governador de Jonglei nas eleições de Abril de 2010 e perdeu.
Acusou o SPLM de lhe ter tirado a vitória e foi para o mato com um grupo de soldados.
Em Outubro, o presidente do Sul do Sudão, Salva Kiir Mayardit amnistiou-o e convidou-o a reintegrar o SPLA. No princípio de Janeiro o SPLA e os chefes de fila do ex-general assinaram um cessar-fogo depois de dois bispos – um católico e outro anglicano – terem-se encontrado com Athor para o convidar a reiniciar conversações com o governo.

3 comentários:

Anónimo disse...

Deus queira que isso não se alastre pelos estados do novo país!

Anónimo disse...

Ah é uma pena mesmo!

Anónimo disse...

Caro José Vieira,
Leio, sempre que posso, o seu blogue. Trabalho no IPRIS (www.ipris.org) e fui Observador Eleitoral da UE, em Abril 2010 e Janeiro 2011, no Sudão, pelo que procuro acompanhar o que aí se passa o melhor que posso. Acha que podemos trocar emails? Abraço. João Domingues. jmd@ipris.org