20 de novembro de 2010

PROCISSÃO


© PSzalowski

Centenas de fiéis participaram hoje em uma mega-procissão com o Santíssimo Sacramento através das ruas de Juba para pedirem a paz para o referendo que se avizinha.
A procissão saiu por volta das dez da manhã da Igreja de São José e terminou quatro horas mais tarde na catedral de Santa Teresa depois de ter passado pelo Mausoléu do Dr. John Garang de Mabior, fundador do Movimento de Libertação dos Povo do Sudão.
Os participantes, representando as forças vivas de grupos paroquiais e escolas católicas, cantaram e rezaram durante todo o percurso debaixo de um sol escaldante.
Faixas identificavam as paróquias com palavras de ordem alusivas à participação no referendo.
No final alguns políticos aproveitaram a oportunidade para dirigir mensagens aos participantes, aconselhando-os a registarem-se para votarem no referendo de auto-determinação que deve ter lugar a 9 de Janeiro e votarem pela independência.
O recenseamento dos eleitores para o referendo iniciou-se na segunda-feira e tem corrido sem incidentes.
A procissão de hoje faz parte do programa 101 Dias de Oração por um Referendo Pacífico, que termina a 1 de Janeiro.
Amanhã os jovens da arquidiocese de Juba celebram o seu dia com a ordenação de três diáconos.

1 comentário:

Unknown disse...

Gostei de participar da procissao! Foi uma experiencia bonita mas tambem escaldante! Me queimei um pouquinho . . . Estava com a minha escola Comboni! No final estavamos cansados mas felizes por ter participado desse evento de paz!