9 de junho de 2010

LIVRES

Onze jornalistas das estações públicas da rádio e televisão do sul do Sudão foram libertados ontem depois de 16 de interrogatórios pelo pessoal da segurança nacional em Juba.
Uma jornalista minha amiga disse que o processo foi entregue ao ministério dos assuntos internos e que os jornalistas foram acusados de sabotagem.
Os jornalistas entraram em greve a 19 de Maio para tentarem recuperar o subsídio de habitação referente a 2009 que o ministério da informação nunca pagou.
A 21 de Maio, algumas horas antes de Salva Kiir Mayardit ser empossado como o primeiro presidente eleito do Sudão, 15 jornalistas em greve foram detidos nas instalações da rádio e da TV: nove homens e seis mulheres.
Três mulheres e um homem foram entretanto postos em liberdade.
Agora aguardam que o ministro dos assuntos internos estude os relatórios enviados pela secreta e decida o que fazer com cada jornalista.

A minha amiga disse que apesar da detenção ter sido longa foram bem tratados. Não houve torturas nem abusos. Os rapazes dormiam nas celas enquanto que as jovens tinham camas à disposição.

Sem comentários: