25 de junho de 2010

ÁGUA

Nilo Branco ao entardecer © JVieira

O Sudão encontra-se entre os dez estados mais ameaçados pela falta de água apesar de ser atravessado por um dos rios mais caudalosos do mundo, o Nilo.
O alerta vem do estudo «Water Security Risk Índex» que avaliou a segurança da água em 165 países e colocou a Somália, Mauritânia, Sudão e Níger entre as nações de alto risco.
O Índice de Segurança de Água foi desenvolvido pela Maplecroft, uma firma especializada em identificar riscos nas cadeias de abastecimento e operações de multinacionais.
O índice usou sete indicadores para analisar quatro áreas-chave no abastecimento de água, incluindo melhoramentos no abastecimento de água potável e saneamento, disponibilidade de água renovável, dependência de fornecimentos externos e da água das economias.
As dez nações em risco extremo de falta de água incluem Somália, Mauritânia, Sudão, Níger, Iraque, Uzbequistão, Paquistão, Egipto, Turquemenistão e Síria.
O estudo prevê o crescimento de tenções fronteiriças devido aos efeitos das mudanças climáticas nos recursos hídricos em alguns países.

Sem comentários: