18 de dezembro de 2009

SALESIANOS



© JVieira

Os Salesianos de Dom Bosco (SDB) completaram hoje 150 anos.
A congregação foi fundada por São João Bosco e mais 17 companheiros em Turim, no Norte de Itália, a 18 de Dezembro de 1859 com o nome de Congregação de São Francisco de Sales.
Os salesianos, padres e irmãos, passam dos 16 mil. 1384 trabalham em África.
No Sudão são uma vintena e vivem em seis comunidades: Cartum (duas) e El Obeid (no Norte) e Wau, Tonj e Gumbo (Juba) no Sul. Em Julho contam estabelecer-se em Maridi, Equatória Ocidental.
O arcebispo de Juba presidiu à missa de acção de graças em Gumbo, esta manhã, juntando alguns padres e irmãs de Juba e um bom número de fiéis.
Dom Paolino Lukudu Loro desafiou os quatro salesianos que vivem naquela paróquia a santificarem-se enquanto cuidam dos pobres e dos jovens, seguindo o exemplo do fundador.
No Sudão, os salesianos estão empenhados em paróquias, escolas, centros juvenis e um centro de formação profissional. Em Janeiro, devem ter no ar a Rádio Dom Bosco, em Tonj, que aderiu à Rede Católica de Rádios do Sudão.
Em Gumbo, a cerca de 15 quilómetros de Juba, na outra margem do Nilo Branco, estão a dar os primeiros passos.
Para já montaram uma casa pré-fabricada e construíram um salão multiusos. A escola primária e a igreja são as próximas construções. Os alunos têm aulas em salas feitas de barro.
Também construíram uma escola primária em Mori, perto da capela, mas até esta semana estava ocupada pelo exército do Sul do Sudão. Um comandante decidiu montar o quartel na escola e os miúdos foram para debaixo dos pés de manga.

Sem comentários: