15 de dezembro de 2009

ÓCULOS


Trago há muito esta estória para te contar.
Passou-se num sábado de Outubro depois de ter ido com duas missionárias combonianas à Escola Secundária Daniel Comboni para uma actividade de animação com os alunos.
Estávamos a regressar a casa, quando a uns 200 metros da escola um polícia de trânsito me apitou da varanda de uma loja onde se abrigava do Sol com uma colega.
Parei o carro e perguntei se me tinha mandado parar.
Disse que sim, que saísse e lhe levasse os documentos.
Como estava tudo em ordem começou a implicar com as minhas sandálias que segundo ele eram impróprias para conduzir porque eram abertas.
Respondi-lhe que tinham uma fita no calcanhar e por isso estavam fixas nos pés.
Olhou para mim de novo e saiu com uma sentença magistral: Tenho que te multar porque estás a usar óculos de sol e és já muito velho para isso.
Nem queria acreditar!
Insistia e eu disse-lhe para pôr os óculos, que não eram só de sol mas tinham lentes graduadas. Que não! Vais pagar a multa! E diz à tua mulher que saia do carro.
Respondi-lhe que a passageira não era minha esposa, mas uma irmã missionária e eu um padre. Ó padre, vai-te embora que estava a brincar contigo!
E passou-me a carta de condução e o livrete do carro para as mãos.
Uff! Meti-me no carro e pus-me a mexer antes que mudasse de ideias.
Mas não fui o único a passar por este aperto.
Algum tempo depois, durante um encontro de dois ministros com a comunidade diplomática em Juba o ministro dos Assuntos Internos pediu desculpa ao cônsul Etíope pela multa por usar «raybans»!

Só em Juba!

Sem comentários: