11 de dezembro de 2009

PESSOA

O Bispo do Porto D. Manuel Clemente, é o vencedor do Prémio Pessoa 2009, anunciou hoje o júri.
O prémio, no valor de 60 mil euros, é promovido pelo jornal Expresso, e patrocinado pela Caixa Geral de Depósitos.
Francisco Pinto Balsemão, presidente do júri, justificou a atribuição do Prémio Pessoa ao prelado dizendo que o bispo do Porto é «uma referência para a sociedade portuguesa.»
Balsemão explicou que a intervenção cívica de D. Manuel tem-se destacado por uma postura humanística de defesa do diálogo e da tolerância, de combate à exclusão e da intervenção social da Igreja.
E acrescentou: «Em tempos difíceis como os que vivemos actualmente, D. Manuel Clemente é uma referência ética para a sociedade portuguesa no seu todo.»
O Prémio Pessoa é atribuído anualmente à pessoa de nacionalidade portuguesa que durante esse período - e na sequência de uma actividade anterior - tiver sido protagonista de uma intervenção particularmente relevante e inovadora na vida artística, literária ou científica do país.
Dom Manuel Clemente, 61 anos, é Licenciado em Teologia e História e Doutorado em Teologia pela Universidade Católica Portuguesa.
É bispo do Porto há dois anos. Antes era auxiliar do patriarcado de Lisboa. Conheci-o aí e admirei a sua craveira intelectual, o seu rigor e a sua atitude pastoral apesar de algum
conservadorismo à mistura.
Parabéns, Dom Manuel!

Sem comentários: