16 de setembro de 2009

PETRÓLEO

O alerta vem da organização Global Witness: há um grande desfasamento entre os relatórios de uma empresa chinesa e do governo do Sudão em ralação à produção de petróleo no sul do país.
Global Witness publicou este mês o relatório “Fueling Mistrust – The need for Transparency in Sudan’s Oil Industry.”
A organização não governamental britânica cruzou o relatório anual da Chinese National Petroleum Corporation com os dados do Ministério das Finanças do Sudão sobre a produção de petróleo no país e concluiu que os números do governo são de nove a 26 por cento mais baixos que os dos chineses no que diz respeito aos poços no Sul do Sudão. Os dados para o bloco no norte são idênticos.
A ser verdade, Cartum está a sonegar milhões de dólares ao Sul do Sudão pois os lucros dos poços do sul deviam ser partilhados a meias.
A corporação chinesa é o maior explorador de petróleo do Sudão.
Global Witness sugeriu ao governo semi-autónomo do Sul do Sudão para pedir uma auditoria independente ao sector do petróleo no país através do Fundo Monetário Internacional.
Cartum para desviar a conversa pediu uma auditoria às empresas petrolíferas a operar no país porque podem estar a enganar o governo!
Global Witness é uma ONG sedeada no Reino Unido para investigar o papel dos recursos naturais nos conflitos e corrupção no mundo.

Sem comentários: