1 de julho de 2009

FISCALIZAÇÃO

© JVieira

A Polícia de Trânsito, auxiliada pela Polícia Pública e pela Protecção Civil, montou uma operação de fiscalização de veículos nos pontos mais importantes de Juba e nos primeiros três dias já apreendeu mais de mil motorizadas e algumas centenas de outras viaturas.
A operação tem por fim disciplinar o trânsito, controlar veículos ilegais (sem registo, matrícula ou seguro), condutores indocumentados e travar a criminalidade.
A operação lançou o caos nos transportes públicos de Juba, assegurados por motorizadas-taxis, chamados boda-boda, e carrinhas fechadas.
A maioria desses veículos são ilegais, operam em condições de segurança muito deficientes e os condutores não estão habilitados.
Os veículos apreendidos foram acantonados na Praça da Paz, que a Polícia reclamou para si, e os proprietários têm que pagar multas e legalizar os veículos antes de os retirarem da custódia policial.
Quem está a esfregar as mãos de conteste são os médicos das urgências. Com a apreensão de tanta motorizada o número de acidentes diminuiu drasticamente.
As boda-boda são o denominador comum nos acidentes de viação em Juba. Os miúdos que as conduzem não fazem ideia do que é o código da estrada nem das condições de segurança.
A operação acabou por pôr em maus lençóis muitos emigrantes ilegais do Quénia, Uganda, Etiópia e Eritreia que conduziam os famosos mwassalata, Toyotas Hiace que fazem as carreiras da cidade.

Sem comentários: