1 de agosto de 2008

PRATA

Presidente Kiir saúda arcebispo Paolino © Cylia Sierra

O Arcebispo de Juba celebrou ontem 25 anos à frente da arquidiocese. Dom Paolino Lukudu Loro foi empossado arcebispo de Juba a 31 de Julho de 1983.
O ponto alto das cerebrações – que começaram no domingo e terminam hoje com um jantar para 300 convidados – foi a eucaristia de agradecimento a que o arcebispo presidiu ontem de manhã.
O arcebispo Paolino Lukudu Loro foi recebido na catedral de Santa Teresa, no bairro de Kator, pelas mulheres da Legião de Maria.

O chefe supremo de Juba, Denis Damaralo, abençoou o arcebispo à porta da catedral segundo a tradição cultural Bari e ofereceu-lhe um bastão de comando.
Dom Paolino presidiu à Eucaristia do Jubileu acompanhado pelos bispos de Yei, Torit e Rumbek, pelo auxiliar de Cartum e pelo emérito de Torit, juntamente com um bom número de padres vindos de todo o país.

A catedral estava cheia de fiéis e os que não couberam seguiram as cerimónias através de um circuito de vídeo fechado.
O Governador de Central Equatória concedeu um feriado aos funcionários públicos católicos para participarem na celebração.
O presidente do governo do Sul do Sudão é um bom número de ministros também tomaram parte na missa.
Durante a homilia o arcebispo disse que a celebração do seu jubileu devia ser ocasião de renovamento de vida e de fé para fazer face aos desafios que o futuro colaca à comunidade católica.
No fim da Eucaristia, o presidente do Governo do Sul do Sudão, Salva Kiir Mayardit, presenteou o arcebispo de Juba com um Certificado de Reconhecimento de Serviços «pelo serviço notável à nação e pelo contribuição para a promoção da paz, reconcliação e tolerência religiosa no Sudão.»
Os festejos prolongaram-se pela tarde fora com uma sessão cultural feita de orações, discursos, canções, danças tradicionais, drama e oferta de presentes.
Entretanto, na quarta-feira à tarde uma equipe de clérigos disputou com os Jovens Estudantes Cristãos a Taça do Jubileu do Arcebispo. Os jovens levaram o «caneco», derrotando a selecção de seminaristas, padres e irmãos por 3-1.

Sem comentários: