29 de agosto de 2019

PRIMEIRO MÊS NO REGRESSO À MISSÃO


Um mês passou, desde que parti de Portugal e cheguei de regresso à Missão na Zâmbia. Tanto e tão pouco! Sentimentos que me invadem…

DIAS FELIZES tenho vivido, dificuldades vão aparecer…

Não há missão Sem CRUZ, ensinou-nos Comboni!

Um Mês é pouco, mas é tempo para muita Alegria, Amor, Renovação…

Dias felizes eu tenho vivido, Graças ao Senhor da Missão e a todos e todas que fazem parte desta missão que partilhamos! Sinto uma vida nova!

Ela tem sido assim:

MISSÃO É PARTIR! Partir eu aceitei. Partir era o meu dever. Partir era a minha vida, vocação e missão. Não parti sozinho, senti isso ao re-partir!

Parti com tantos e tantas no coração. Parti com Aquele que envia!

Parti e recebi o «OLÁ» doce do encontro!

MISSÃO É ENCONTRO! O encontro veio ter comigo. As circunstâncias assim o permitiram.

Havia festa; ordenação, primeira missa, crianças a sorrir. O encontro que ultrapassa o tempo: dez anos de distância pareceram uma semana apenas terminada. No Amor, o encontro vence o tempo. O encontro não tem distâncias.

MISSÃO É AMOR E ALEGRIA! A única verdade é Amar, lembro Raul Follereau proclamar.

A missão é amar, é ser, é partilhar. É encontrar a alegria do Amor que não tem medida.

Dizem-me «Mas não esqueceste Cinyanja». Vem-me natural a resposta: «O que se ama, nunca se esquece!»

Amar traz a alegria no serviço.

MISSÃO É SERVIR! Servir o irmão e irmã, o pobre, a criança ou velho, o doente, o que sofre.

É sentir e experimentar que a minha vida, foi-me dada, não é minha, pertence aos que dela precisam…

MISSÃO É CRUZ…

Fico com o pensamento: «A lua-de-mel» vai passar. A Cruz vai aparecer. Mas o amor no serviço será sempre fonte de alegria e coragem. Planos para o futuro já há. Responsabilidades novas, nunca tidas. Gabei-me de nunca ter embarcado em construções, mas apenas vivido a amizade da fé, na formação, no relacionamento com todos.

Vou ter agora que «construir». Somos uma comunidade nova. Temos um projecto novo! Nele eu acredito!

Por isso, não quero perder a alegria do momento, preparando-me para a responsabilidade que espreita.

Missão é de Deus. Missão sou eu. Missão és tu! Todos somos missão! Juntos viveremos muitos meses de partir, de encontro, de amor e alegria no serviço…com a CRUZ que as obras de Deus comportam!

OBRIGADO SENHOR POR UM MÊS DE MISSÃO! OBRIGADO A TI, AMIGA, AMIGO EM MISSÃO!

CONTINUAMOS JUNTOS, UNIDOS EM MISSÃO!
P. Carlos A. Nunes, mccj 
Zâmbia

Sem comentários: