Os participantes deste ano são 17, vindos de 13 países diferentes e a trabalhar nos mais diversos áreas e lugares de missão. Têm idades entre os 48 e 68 anos. Entre eles estão os padres portugueses Feliz Martins, Joaquim Pereira e Carlos Nunes.
O curso é coordenado pela equipa de Formação Permanente, com larga experiência em acompanhamento de pessoas e grupos, constituída pelos padre Siro Stocchetti e Elias Sindjalim e pelo irmão Guillermo Casas.
A proposta do Curso é de «Parar, Partilhar para Re-Partir em missão»!
Este tempo vive-se muito em espírito de comunidade comboniana, vida em grupos com partilha de experiências, reflexão e oração! A variedade dos temas apresentados nas manhãs é orientada para ajudar os participantes e revisitar as várias dimensões da vida pessoal, comunitária e missionária.
Temas divididos em várias semanas incluem uma re-leitura da própria vida, o discernimento comunitário, o carisma comboniano, a saúde e a economia. Uma semana é dedicada à partilha e interpretação das experiências missionárias dos participantes. O passo a passo da vida do curso é também acompanhado por pessoas especializadas e escolhidas de outros quadrantes da vida da Igreja consagrada e missionária que acompanham individualmente cada participante.
O curso inclui também diversas visitas de estudo, reflexão, oração e convívio que muito contribuem para criar o espírito comunitário.
Visitámos já terras palmilhadas por S. Francisco de Assis, grande inspirador de vida e missão. Visitámos e participámos em várias celebrações na Basílica vaticana de S. Pedro e na área de “Tre Fontane” onde vivemos!
Outras visitas bem mais especiais e prolongadas levar-nos-ão às terras do nosso Pai e Fundador D. Daniel Comboni e, na conclusão do Curso, passamos três semanas na Terra Santa para palmilhar em missão, com Jesus, os caminhos da Bíblia. É com grande expectativa que todos e cada um espera por estes tempos especiais de graça!
O espírito do grupo de participantes neste curso 2019 é francamente positivo, com os tons das várias origens e experiências de missão, completando um quadro enriquecido por tantos dons e graças.
A vida de comunidade é sempre respeitadora e aberta, com alegria, partilha e ajuda entre todos.
A oração pessoal, comunitária e as várias celebrações têm sido bem preparadas e vividas, tornando-se fonte de vida espiritual para todos.
Os temas dos encontros e partilha em grupos ajudam a tomar consciência e a aprofundar aspetos da nossa vida humana, religiosa e missionária que nesta altura das nossas vidas, consideramos muito necessárias e úteis.
A comunidade cresce em espírito e vida. Estamos todos, tudo e sempre em missão! O caminho faz-se caminhando, escutando, partilhando e avaliando a realidade pessoal e comunitária de cada um. Só assim nos podemos preparar em conjunto para (re)partir em missão. Essa é a nossa vida e vocação. Esse é o desafio do curso e missão que continuamos a percorrer em Peregrinação de vida!
Penso exprimir um sentimento comum a esta comunidade do CCR 2019 quando digo: «Dou graças a Deus por esta oportunidade que me concede. Sinto-me feliz por estar aqui! Espero e sinto-me já seguro, de que esta vida nova, me ajudará a viver renovado a missão para que vou (re)partir.»
P. Carlos Alberto Nunes, mccj
1 comentário:
Boa ideia, meu amigo Zé Vieira, dar espaço aos nossos "renovando-se"... A missão precisa mesmo de missionários renovados, pessoas de corações e de mentes renovados! Um abraço e bom fim de semana. Arlindo Pinto.
Enviar um comentário