21 de fevereiro de 2019

IRMÃO DO OUTRO, MEU IRMÃO


Como irmão religioso missionário comboniano o que me move é fazer a vontade de Deus e evangelizar através das minhas acções. O Senhor chama-me a ser as suas mãos, os seus pés neste mundo e em particular em Matany, Uganda onde vivo desde 2013. Move-me o desejo de encontro e de “entrar” no profundo do outro, do doente, e descobrir que energias a pessoa possui e quais são as necessárias despertar para brotar saúde na pessoa. Ser irmão do outro, meu irmão.

Missão é ir ao encontro do outro. Missão é encontro de corações. Em Matany o meu serviço como irmão enfermeiro passa por organizar a farmácia do hospital. Compro medicamentos, distribuo-os pelos diferentes serviços que o Hospital oferece (medicina geral, maternidade, cirurgia, consultas, etc.), controlo os stocks e registo de medicamentos, participo nas reuniões da equipa médica sugerindo opções de tratamento e no serviço de tuberculose. Cada terça feira dispenso da farmácia principal (central) para todos os serviços e nos outros dias vêm para emergências ou medicamentos especiais que não são pedidos regularmente.

No momento, coordeno a equipa de farmacêuticos do Hospital: somos quatro. Um deles, Jonathan, trabalha a tempo inteiro na farmácia comigo; os outros dois, Christine e Joseph, estão encarregados de dispensar os medicamentos aos doentes nas consultas diárias. Encontramo-nos cada manhã para um momento de oração, partilhar dificuldades e alegrias e a realidade do dia anterior. Procuramos ter disponíveis os medicamentos necessários para levar para a frente a missão à qual o Senhor nos chama a viver aqui: oferecer serviços médicos com qualidade a esta população a um preço acessível.

Sinto que o meu serviço na farmácia é importante e é a forma como participo na construção do Reino de Deus entre os Karimojon.

Ir. José Eduardo Freitas (Uganda)

2 comentários:

pelina disse...

Parabéns Eduardo, um dia tive a graça de te ter conhecido...a tua vocação pode chamar-se de arte, pois a mais bela das artes, cuidar incondicionalmente dos doentes, cuidar de alguém que nunca viste na Vida, mesmo assim ajudas, fazes o teu melhor por Ela, fazes po Amor ao próximo, pois cada um de nós é templo do Espírito Santo.
Sucesso rapaz, um abraço.
Pelina

pelina disse...

Parabéns Eduardo, um dia tive a graça de te ter conhecido...a tua vocação pode chamar-se de arte, pois a mais bela das artes, cuidar incondicionalmente dos doentes, cuidar de alguém que nunca viste na Vida, mesmo assim ajudas, fazes o teu melhor por Ela, fazes po Amor ao próximo, pois cada um de nós é templo do Espírito Santo.
Sucesso rapaz, um abraço.
Pelina