22 de novembro de 2018

XVII ASSEMBLEIA GERAL: COMUNICADO FINAL

Decorreu em Fátima nos dias 19 e 20 de novembro a XXVII Assembleia da Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal (CIRP), constituída pelos Superiores e Superioras Maiores das diferentes Congregações. O primeiro dia, aberto a outros membros dos Institutos, foi dedicado ao estudo e reflexão sobre “Economia ao Serviço do Carisma e da Missão”. Realizou-se no auditório das Irmãs Concepcionistas ao Serviço dos Pobres, com a orientação do Padre Manuel Barbosa, SCJ, seguindo-se a apresentação dos Relatórios das diferentes Comissões de trabalho e dos Secretariados Regionais da CIRP. O segundo dia foi dedicado a assuntos relacionado com a vida da CIRP.

A Assembleia iniciou com um momento de oração confiando ao Senhor o caminho conjunto e num cântico de compromisso e desafio “Abre o teu coração, sê profeta do amor”. O P. José Vieira, Presidente da CIRP, saudou os presentes e fez uma contextualização e incentivo à pertinente formação proposta, tendo em conta os desafios da Igreja e da sociedade.

No desenvolvimento do Tema: Economia ao Serviço do Carisma e da Missão, o Padre Manuel Barbosa começou por apresentar alguns fundamentos da temática em documentos do Magistério que incitam os consagrados à fidelidade, a responder generosamente e com audácia às novas pobrezas e a vigiar atentamente para que os bens sejam administrados com prudência e transparência e numa perspetiva de sustentabilidade. 

Apresentou as “Linhas gerais de orientação para a gestão dos bens nos Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica”, propostas em Carta Circular, e apontou sobretudo para as Orientações da mesma Congregação: “Economia ao Serviço do Carisma e da Missão. Bons administradores da multiforme graça de Deus (1Pe 4,10)”. Foi feita uma viagem interpelativa ao longo de todo o documento, com alguns “Stop” para partilha entre dois ou três, sobre principais ideias, interrogações e sugestões, de que se fez eco à assembleia.

Este percurso de reflexão resultou num convite a continuar a fazer caminho tendo em conta que: somos chamados a ser bons administradores dos Carismas recebidos do Espírito, também na gestão e administração de bens (2); a simplicidade, a sobriedade e a austeridade de vida conferem uma liberdade total em Deus (8); a formação para a dimensão económica é fundamental para escolhas na missão, inovadoras e proféticas (19); hoje já não é possível pensar sozinhos (32); é tarefa específica dos superiores promover e potenciar a formação para a dimensão económica (97) e esta deve acontecer já nas etapas iniciais; os bens e as obras foram-nos confiados como dom de Deus providente, para realizar a missão (99).

A vida das Comissões Nacionais foi apresentada em perspetiva de futuro:
  • A Comissão de Apoio às Vítimas de Tráfico de Pessoas (CAVITP) traduziu e publicou o Manual “Talitha Kum” para ações de prevenção. Será distribuído por quantos desejam empenhar-se nesta causa. Irá realizar-se um seminário de formação e sensibilização. 
  • A COMISSÃO JUSTIÇA, PAZ E ECOLOGIA promove ações de formação e sensibilização em ordem à promoção e implementação destes valores. 
  • A COMISSÃO DA PASTORAL DAS VOCAÇÕES marcou presença no Congresso sobre Pastoral Vocacional e Vida Consagrada em Roma e promove o Encontro Anual para Animadores de Pastoral Vocacional em Fátima, já marcado para janeiro de 2019. 
  • A COMISSÃO DE FORMAÇÃO está a desenvolver a sua atividade na organização de Cursos para as diferentes etapas formativas. 
  • REVISTA DA VIDA CONSAGRADA. Houve apelo à partilha de vida, com notícias e artigos de reflexão. 
  • A COMISSÃO DA SEMANA DE ESTUDOS SOBRE A VIDA CONSAGRADA já lançou a divulgação da próxima que decorrerá em Fátima de 2 a 5 de março, sobre o tema: O Desafio da Santidade no Mundo Atual. 
  • OS INSTITUTOS MISSIONÁRIOS AD GENTES (IMAG) organizam anualmente o Curso de Missiologia na última semana de agosto. Em 2019 decorrerá de 26 a 31, contando-se com uma maior divulgação e participação que em anos anteriores assinalando o Ano Missionário. Foi inaugurada a 29 de setembro em Guimarães uma exposição missionária itinerante que irá percorrer várias Dioceses no contexto do Ano Missionário. Realizou-se em Gouveia entre 13 e 16 de novembro a Assembleia conjunta IMAG/ANIMAG. 

A apresentação dos relatórios dos Secretariados Regionais foi feita pelo Secretário da CIRP, P. Constantino Tiago Espírito Santo, com referência às atividades de formação, celebração da Semana e do Dia do Consagrado, tempos de oração, convívios e as reuniões do secretariado. Valorizou-se a visita às comunidades contemplativas e a presença de alguns Bispos nas atividades. Denotou-se criatividade nalgumas Dioceses e dificuldades de encontro noutras, por circunstâncias de lugar ou contexto.

Assuntos e informações da vida da CIRP
  • Foram apresentados os novos Superiores Maiores. 
  • Recordou-se o dever de participação dos religiosos nas atividades regionais da CIRP. 
  • A Semana do Consagrado terá como mote “Comunidades Santas e Missionárias”. 
  • Encarregaram-se diferentes Congregações de elaborar os materiais de ajuda à vivência da semana. 
  • Apresentação do comunicado final da Assembleia da CEP. Os Superiores Maiores aprovaram um voto de congratulação ao Missionário Monfortino D. Rui Valério pela sua nomeação para o Episcopado. 
  • A Assembleia nomeou a Irmã Conceição Oliveira Fernandes da Congregação das Irmãs de São João Batista e de Maria Rainha como vogal da Direção da CIRP. 
  • Foi proposta a criação de um Gabinete para Economia e Gestão. A Assembleia deu parecer positivo e será estudada pela Direção. 
  • O orçamento para 2019 foi aprovado por unanimidade. 
  • Em ordem à comunhão, houve partilha dos acontecimentos e celebrações relevantes em cada Congregação. 
  • A Direção da CIRP deu a conhecer a Porticus, Organismo internacional para apoio de obras católicas no mundo, interessados em apoiar na formação em ordem à proteção de menores e apoio a pessoas vulneráveis. Ficou a proposta de parceria tanto das Comissões como dos Institutos. 
Para além dos trabalhos da Assembleia, houve Eucaristia em comum em ambos os dias e um ambiente de confraternização e de partilha.

A Próxima Assembleia da CIRP irá realizar-se em Fátima a 20 e 21 de maio de 2019.

Fátima, 20 de novembro de 2019

Sem comentários: