22 de novembro de 2018

IGREJA 4.0

OS JOVENS vivem hoje sobretudo nas redes sociais. Para fazemos contacto evangelizador com eles é urgente tecer redes com os nativos do digital.

É possível transportar o evento de Jesus para o meio digital para facilitar a experiência pessoal do encontro com Jesus a uma geração tão arredada da Igreja?

Sim! É obrigatório criar uma Igreja 4.0 que celebre, sirva, faça comunhão e testemunhe, que transmita a fé usando as ferramentas e as linguagens próprias do digital desde as plataformas e aplicativos ao vídeo, etc.

Passo a rezar e Click to pray são duas iniciativas interessantes, mas representam apenas um começo. 

É urgente e necessário ir muito mais além na rede mundial.

Não chega postar algumas frases, fotos e vídeos religiosos no Facebook, Instagram ou Twitter. É vital mediar o encontro pessoa com Jesus Cristo no espaço digital, a essência da experiência cristã.

Trata-se de um grande desafio aberto à Igreja, aos pastores, aos comunicadores, criativos e engenheiros católicos das tecnologias da comunicação e informação.

Há outro elemento importante a ter em conta. 

São Paulo VI notou que «no nosso século tão marcado pelos "mass media" ou meios de comunicação social, o primeiro anúncio, a catequese ou o aprofundamento ulterior da fé, não podem deixar de se servir destes meios conforme já tivemos ocasião de acentuar» (EN 45).

A rede mundial, o grande meio de comunicação global, é uma plataforma importante para a evangelização do mundo, mas também um espaço a evangelizar desde as notícias falsas às campanhas que degradam a pessoa humana.

Outra razão para a Igreja ter uma presença qualificado neste mundo novo que nos aproxima e afasta!

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