23 de setembro de 2016

COMBONIANAS ELEGEM NOVO CONSELHO GERAL


Irmãs Luigina, Kudusan, Rosa, Eulalia e Ida

As Irmãs Missionárias Combonianas elegeram um novo Conselho Geral durante o XX Capítulo Geral que está a decorrer desde 5 de setembro na Casa-mãe de Verona, em Itália sob o tema Ousar a mística do encontro para a missão comboniana, hoje.

A superiora geral foi a primeira a ser eleita a 21 de setembro: a Ir. Luigia (Luigina para os amigos) Coccia recebeu o voto de confiança da maioria das irmãs capitulares.

É italiana, psicóloga e tem 47 anos.

A Ir. Luigina sucede à brasileira Luzia Premoli, que presidiu aos destinos do Instituto das Pias Madres da Nigrícia (Pie Madri della Nigrizia, o nome original da congregação) desde 2010.

A Ir. Luzia, 61 anos, é a primeira mulher a integrar um dicastério vaticano: faz parte da Congregação para a Evangelização dos Povos desde 2014 a convite do Papa Francisco.

A Ir. Luigia partiu para Yaounde, nos Camarões, em 1998 para estudar o francês e teologia. Em 2001 chegou à República Democrática do Congo para um período de serviço missionário de seis anos. Em 2007 regressou à Itália para fazer uma especialização em Psicologia da Vida Religiosa.Era superiora provincial da RD Congo- Togo desde 2014.

Numa pequena mensagem-vídeo a Ir. Luigia agradeceu a confiança das irmãs capitulares.

Entretanto, as capitulares já elegeram suas as quatro conselheiras gerais: as irmãs Rosa Matilde Téllez Soto, Kudusan Debesai Tesfamicael, Ida Colombo e Eulalia Capdevila Enríquez.

A Ir. Rosa é peruana e tem 51 anos. Trabalhou no Uganda, na América Central e na província de origem. Participa no Capítulo como provincial do Equador, Peru e Colômbia.

A Ir. Kudusan Debesai Tesfamicael nasceu na Eritreia há 53 anos. Professora de formação, é missionária no Sudão desde 1995. Era superiora provincial.

A Ir. Ida Colombo é italiana e tem 57 anos. Trabalhou como missionária no Peru. Era a Provincial da Europa (Portugal, Espanha, Reino Unido).

A Ir. Eulalia Capdevila Enríquez é a mais nova do Conselho Geral. Nasceu perto de Barcelona, Espanha, há 40 anos. Formada em agricultura, era ecónoma provincial da Zâmbia onde estava desde 2005. Está no Capítulo como delegada.

A equipa da direcção geral das Missionárias Combonianas está completa: é uma equipa jovem e variada, embora as europeias estejam em maioria. 

Agora as capitulares vão preparar as linhas gerais do programa de governo para os próximos seis anos.

O XX Capítulo Geral das Missionárias Combonianas termina a 30 de setembro, em Limone, a terra natal de São Daniel Comboni.

Daniel Comboni fundou as Pias Madres da Nigrícia a 1 de janeiro de 1872. 

Hoje, as 1250 combonianas estão em 35 países e vêm de 35 nacionalidades.

Sem comentários: