23 de maio de 2016

QUATRO SINS A DEUS PARA A MISSÃO

P. José Luis, Henrique, P. Vieira, P. John Baptist, Elias, Torres e Felizardo

Quatro jovens fizeram a primeira profissão religiosa no Instituto dos Missionários Combonianos no sábado, 21 de maio, na Sé-catedral de Santarém.

Os noviços Torres José Bonjesse, Elias Samuel Elias e Felizardo Ntzicusacuenda, de Moçambique, e Henrique Ramos Torres, de Portugal, professaram os votos de castidade, pobreza e obediência segundo as Constituições do Instituto depois de dois anos de iniciação à vida comboniana.

«Com a profissão dos votos religiosos concluímos a etapa do noviciado. Um tempo de graça e alegria, um autêntico dom de Deus, marcado por um maior relacionamento com Cristo e connosco mesmos; um tempo de aprofundamento do carisma e espiritualidade do nosso Instituto Comboniano», os quatro escreveram nas boas-vindas à celebração.

O bispo de Santarém, Dom Manuel Pelino Domingues, presidiu à eucaristia. Durante a homilia sublinhou que «os três votos levam a caminhar com mais despreendimento e mais disponibilidade no caminho do Evangelho.»

Dom Manuel disse aos noviços que o Espírito Santo os guiará para verdade plena e agradeceu aos combonianos pela presença ativa na diocese.

Pela profissão dos conselhos evangélicos, os quatro neoprofessos ficam a pertencer ao Instituto Comboniano por um ano.

«Imbuído no carisma mais autêntico do meu Instituto quero manifestar que é aos pobres e abandonados a quem, também hoje, consagro a minha acção missionária. É com esta convicção, e sentindo-me amado por Deus, que quero dizer “SIM” a esta vocação à qual acredito que Ele me chama: a de ser missionário comboniano», expressou o Henrique na fórmula da profissão.

Membros da família comboniana, clero local, familiares e amigos dos quatro professandos encheram a Igreja-mãe de Santarém. O provincial de Moçambique, P. José Luis Rodríguez, e o secretário-geral da formação, P. John Baptist Opargiw, também estiveram presentes.

A banda Missio animou a celebração que durou quase duas horas.

A festa da primeira profissão terminou no Noviciado Europeu de Santarém, na Quinta de São José, Jardim de Cima, com um lanche para todos os participantes.


Depois de um período de férias os neoprofessos vão estudar teologia para centros internacionais combonianos.

O Henrique e o Elias vão para Kinshasa (República Democrática do Congo), o Felizardo para Nairobi (Quénia) e o Torres para Lima (Peru).

Este ano, uma trintena de jovens da África, América Latina e Europa fizeram a primeira profissão no Instituto Comboniano.

Sem comentários: