5 de abril de 2016
MONTES NUBA SOB FOGO CERRADO
Os Montes Nuba, no sul do Sudão, estão sob ataque cerrado por parte das tropas sudanesas que tentam conquistar meia dúzia de postos-chave controlado por forças hostis ao Governo de Cartum.
Fontes locais dizem que o exército e a aviação desencadearam desde meados de março um ataque de grande envergadura contra a área controlada por forças rebeldes desde junho de 2011.
Os ataques já fizerem dezenas de baixas em ambos os lados.
Os combates ameaçam as missionárias e missionários presentes na região para oferecer serviços humanitários essenciais de saúde, educação, pastoral e rádio.
Evette Ann Seib, superiora provincial das Combonianas no Sudão do Sul, lançou o alerta: «A situação nos Montes Nuba está muito má.».
Na mensagem que escreveu disse que a frente de batalha está a uma hora de Guidel, a missão onde está presente uma comunidade de Combonianas, um padre dos Apóstolos de Jesus e um médico voluntário americano.
«As irmãs ouvem o barulho das batalhas e estão tensas e com medo», sublinhou.
Angelina Nyakuru, enfermeira comboniana que trabalha no Hospital Mãe da Misericórdia de Guidel, disse que os aviões da força aérea sobrevoam a área constantemente.
«Estamos a experimentar a proteção de Deus, mas a verdade é que ainda estamos a viver com medo, porque todos os dias os “pássaros” sobrevoam a área durante todo o dia, assustando e matando.»
O hospital recebeu a 4 de abril 120 feridos e está superlotado.
«O pessoal do hospital está exausto», disse.
O conflito reacendeu-se nos Montes Nuba depois de umas eleições estaduais em junho de 2011 contestadas pelos rebeldes afetos ao partido que governa o Sudão do Sul.
Nuba Reports documentou mais de 3740 bombas lançadas pelos aviões de Cartum sobre os Montes Nuba desde abril de 2012.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário