22 de outubro de 2011

MISSÃO



P. António La Braca – Juba © JVieira

A mensagem do Papa Bento XVI para o Dia Missionário Mundial que se celebra domingo, 23 de Outubro, pode ser resumida nesta simples frase: “Todos, tudo e sempre em missão!”
Que significa isto para nós HOJE?

TODOS: Ninguém é excluído ou pode ser excluído da responsabilidade missionária. Todo o baptizado é missionário! “A missão é co-responsabilidade de todos. Este dom-compromisso é confiado não apenas a alguns, mas sim a todos os baptizados”, escreve o Papa.
Pelo baptismo temos o DIREITO E O DEVER de sermos missionários! Não só missionários e missionárias por consagração religiosa; não só gente voluntária para partir para terras de missão; não só adultos e/ou jovens, também crianças, pais de família, leigos…TODOS somos missionários.

TUDO: O que somos e o que temos, são para o serviço à missão!
“O próprio Dia Missionário Mundial não constitui um momento isolado no curso do ano mas é uma ocasião preciosa para ver como respondemos à nossa vocação missionária comum”, o Papa esclarece.

SEMPRE: Não só em ocasiões particulares, por altura de Outubro ou do Dia Missionário Mundial; não só quando se vai por um mês ou anos para outras terras em missão; mas SEMPRE somos missionários!
A palavra ao Papa: “A atenção e cooperação na obra da Evangelização da Igreja no mundo não podem ser limitadas a alguns momentos e ocasiões particulares… A dimensão missionária da Igreja é essencial e portanto deve ser sempre considerada. É importante que tanto os indivíduos baptizados como as comunidades eclesiais estejam interessados, não de modo esporádico e irregular na missão mas de maneira constante, como forma de vida Cristã.”

EM  MISSÃO: A missão exprime-se de muitas maneiras e formas. Cada pessoa e cada comunidade pode e deve ser missionária à sua maneira! Uns a tempo inteiro, outros todo o tempo, da forma que Deus os chama!
Carlos Alberto Nunes -Missionário Comboniano

Sem comentários: