12 de outubro de 2011

SIMPÓSIO


Bispos apresentam o evento à imprensa © JVieira

A Igreja católica no Sudão e no Sudão do Sul inicia amanhã um simpósio de três dias para celebrar o seu papel na independência do Sul.
O Simpósio Uma Igreja de cada Tribo, Língua e Povo do Passado para o Futuro decorre no Centro Cultural de Nyakuron, em Juba, e insere-se nas celebrações da independência.
O Bispo Erkolano Lodu Tombe de Yei e presidente da comissão que preparou o evento, disse aos jornalistas que o Simpósio celebra o papel da igreja nos dois Sudãos e os desafios que enfrenta. Também deve preparar um mapa para melhorar a vida nos dois países.
Contribuintes nacionais e estrangeiros, gente da Igreja e do Governo vão apresentar alguns tópicos que serão discutidos pelos participantes.
Pessoas-chave na história da Igreja no Sudão e no Sudão do Sul apresentarão os respectivos testemunhos, incluindo o irmão comboniano Valentino Fabris que está no dois países há mais de 60 anos.
Dom Santo Loku Pio, bispo auxiliar de Juba e vice-presidente comissão, recordou que o Simpósio é um momento histórico porque representantes das igrejas nos dois países não se juntavam desde 1984, altura em que se celebrou o Congresso Eucarístico Nacional.
As nove dioceses estão oficialmente representadas por delegações de dez membros cada.
O Simpósio conclui no domingo com uma missa de acção de graças presidida pelo Cardeal Gabriel Zubeir, arcebispo de Cartum.