18 de março de 2010

COBERTURA

Anne Itto, do SPLM, em pré-campanha numa escola de Juba.

Durante o primeiro mês de campanha eleitoral, os partidos do poder ficaram com a parte de leão do tempo de antena tanto nos meios de comunicação públicos como privados.
O Consórcio Sudanês dos Média e Eleições publicou ontem o resultados das suas monitorizações em Juba e em Cartum e os dados recolhidos são idênticos tanto para as rádios como para a TV e os jornais públicos e privados: o presidente Omar al-Bashir ocupa cerca de 50 por cento das emissões políticas enquanto o seu homólogo no Sul, Salva Kiir, anda pelos 20 a 25 porcento. Os restantes 25 por cento são distrubídos por mais de 70 formações políticas e candidatos independentes.
Já a triagem homens-mulheres dá um resultado ainda mais desiquilibrado: as mulheres têm menos de 10 por cento do tempo de antena embora representem mais de 25 por cento dos candidatos a cargos políticos nas eleições de 11 a 13 de Abril.
Isto apesar de o Código de Conduta preparado pela Comissão Nacional de Eleições exigir que todos os candidatos recebam o mesmo tratamento e cobertura pelas televisões e rádios públicas. Os privados esses podem vender o tempo de antena a quem quiserem e como quiserem.

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