17 de outubro de 2009

AGRESSÃO

Um fazendeiro do estado brasileiro do Roraima agrediu um missionário comboniano português por discordar com a acção da Igreja na defesa do direito à terra.
O padre Joaquim Fonseca estava na Boa Vista, a cidade onde reside, à espera do barco para ir visitar a aldeia indígena de São Marcos a 10 de Outubro.

Um fazendeiro abordou-o e começou por insultar o missionário dizendo que «a Igreja é a maior desgraça do Roraima e que os padres são filhos da p…».
O fazendeiro passou a vias de facto e agrediu a soco o padre Fonseca quando este tirou o número da matrícula do carro do insultador.
O
Movimento dos Trabalhadores Rurais sem terra – que noticiou a ocorrência – diz que a situação na área indígena do Murupú, onde os missionários combonianos trabalham, está muito tensa.
No Lago da Praia houve queima de casas e indígenas foram ameaçados de morte, o que levou as famílias a abandonarem a aldeia.
Há suspeitas de que a agressão contra o padre Joaquim esteja relacionada com a violência ocorridas na aldeia Lago da Praia.
O padre Joaquim Fonseca é natural de Resende e tem 61 anos.

2 comentários:

Luisinha disse...

Que triste...
Paz e Bem
Luisinha

Sandra disse...

Que vergonha para uma brasileira saber disso! Mas a verdade e que os que pensam que tem poder usam da violencia para fazerem o que querem!
Fazer a opcao pelos pobres no Brasil significa ameaca de perder a vida!
Te admiro missionario!