27 de agosto de 2009

TRISTEZA

Jorge


P. Ivo do Vale, entre os amigos Sidamas do Sul da Etiópia

Olá, Tristeza.
Hoje visitaste-me três vezes: primeiro com a notícia da morte do Jorge «Pepino», meu amigo de Cinfães; depois com a notícia da morte do P. Ivo, meu colega comboniano, amigo e companheiro da Etiópia!
Ambos vitimados pelo cancro. Meu malandro...
O Jorge, 46 anos, deixa uma filhota linda. Era bancário.
Ainda há dias pensei em ti: as tuas fotos no sítio dos Meninos de Cinfães davam a impressão que tinhas recuperado. Pensei que te tivesses safado! Como estava enganado. Imagino a dor da tua filha, da tua mulher, da tua mãe, da tua irmã, da tua sobrinha.
O Ivo tinha 56 anos e amor imenso pela vida e pela Etiópia.
Talvez foste a pessoa mais santa que encontrei.
Recordo a última vez que nos encontrámos. Foi em Adis-Abeba há dois anos quando fui para o meu retiro.
Estavas feliz e cheio de sonhos. A primeira operação tinha corrido bem e sentias-te curado. Levaste-me a renovar a carta de condução, fomos comprar artesanato para levares para Lisboa quando fosses ao checkup. Nunca imaginei que era o último abraço que trocávamos.
De Portugal escreveram que apesar do sofrimento mantinhas o teu sorriso lindo e acolhedor. E que disseste nos tinha a todos no coração! Disso tenho a certeza, porque o teu coração era imenso.
Jorge, Ivo! Paz a vocês. Estais com Deus depois de um calvário tão grande. Intercedei por nós, meus santos.
Finalmente, soube esta tarde que os médicos encontraram células cancerígenas no corpo do padre Celestino um mês depois de o terem operado ao fígado.
O Celestino é um comboniano moçambicano de 34 anos que trabalha no Sul do Sudão. Teve que ser evacuado de emergência primeiro para Nairobi, Quénia, e depois para Verona, Itália, por causa do cancro.
Força, «Minino»! Estamos contigo.

3 comentários:

Anónimo disse...

Lindo Zé Vieira! Não percas nunca a simplicidade de coração e liberdade interior que te permitem exprimir por palavras o melhor que há em ti.

Luisa disse...

Estou solidária com o teu sofrimento pois sei o que é perder pessoas queridas que são vítimas de cancro!
Um abraço de força e amizade!

Paz e Bem
Luisinha

Flor disse...

Joe, que pontada no coracao que senti quando li tuas emocoes nessas palavras lindas de amizade, dor e alegria misturadas na perda dos seus amigos de coracao! Conta comigo meu amigo!