1 de julho de 2007

Uganda

O ACORDO DOS ERRES

As delegações do Governo Ugandês e do LRA (Exército de Resistência do Senhor em inglês) assinaram na noite de sexta-feira no Hotel Juba Raha o Acordo de Responsabilidade e Reconciliação.
O documento levou dois meses a ser negociado. Trata dos princípios de responsabilização pelas atrocidades cometidas pelas partes durante os 21 anos de guerra civil no Norte do Uganda em tribunais tradicionais e nacionais e dos mecanismos de reconciliação e de reparação às vítimas do conflito.
O conflito deslocou um milhão e meio de pessoas no norte do Uganda e no Sul do Sudão e fez 12 mil mortos. 25 mil crianças foram raptadas para servirem de soldados ou escravas sexuais, muitos mutilados e inúmeras aldeias saqueadas e queimadas.
O Capitão Varijiba Hoko, porta-voz da delegação ugandesa, disse que a assinatura do terceiro documento da agenda das negociações de paz é um acontecimento importante no processo de paz.
As duas delegações têm agora um mês para propor meios práticos para implementar os acordos assinados, o porta-voz do LRA, Godphrey Ayoo explicou.
O ambiente no salão do hotel onde decorrem as negociações era de euforia e as duas delegações acabaram a cantar juntas o hino nacional ugandês e a dar vivas à república. Uma atitude muito diferente dos primeiros encontros em que os delegados se ignoravam mutuamente.
As partes voltam à mesa das negociações no fim do mês para negociarem os pontos quatro e cinco da agenda das conversações: cessar-fogo e desarmamento, desmobilização e reintegração.

Sem comentários: