14 de março de 2006

Pessoas com deficiência




OS MEUS HERÓIS


Alison Lepper é uma artista com deficiência. Foi esculpida em mármore por Marc Quinn e está exposta temporariamente na praça de Trafalgar, em Londres.
A sua figura luminosa e feminina contrasta com o tom masculino e cinzento que domina a praça e o tempo londrino. Sentada, sem braços, cabeça levantada, ventre saliente, a escultura é um poema à beleza e à vida.
Trafalgar Square é sala de visitas de Londres. Lord Nelson – almirante rijo e maneta que derrotou Napoleão na batalha naval que deu o nome àquele rossio – domina a praça do topo da sua alta coluna. Aos seus pés espraiam-se edifícios e estátuas de outros homens, de cavalos e leões. E um pedestal, o quarto plinto, ocupado por obras escolhidas pela Forth Plinth Sculpture Commission, a Comissão da Escultura do Quarto Plinto. Os Ingleses têm cada coisa! Adiante.
Por decisão da dita comissão, na Primavera de 2005 – e depois de três anos a servir de poleiro para as pombas – o plinto recebeu uma nova inquilina: a senhora Lepper, nua e grávida de oito meses e meio em mármore branco.
A escolha foi controversa e muita gente não concordou com a decisão da dita comissão. Que aquilo não é arte moderna... Que o plinto devia continuar vazio...
Talvez os incomode a deformidade física que choca com a cultura dos «corpinhos danone» que dita hoje as leis e a moda.
As pessoas com deficiência são gente como todos nós. Talvez até com mais coragem. Porque, para viverem, têm de travar uma imensidão de batalhas contra a marginalização, contra obstáculos de toda a ordem, contra os preconceitos. Combates bem mais difíceis e vitórias muito mais importantes do que as que Lord Nelson travou para partir o «coco» aos Franceses. Elas – essas Pessoas – são os meus heróis.
Por isso, adorei contemplar a pose branca, radiosa, serena e digna de Alison Lepper cheia de vida numa manhã gelada de Janeiro.
Publicado em «Audácia»

Sem comentários: