10 de outubro de 2021

CELEBRAR COMBONI, CELEBRAR A MISSÃO


10 de Outubro de 2021, Festa de São Daniel Comboni

«Também nós, circundados como estamos de tal nuvem de testemunhas, deixando de lado todo o impedimento e todo o pecado, corramos com perseverança a prova que nos é proposta, tendo os olhos postos em Jesus, autor e consumador da fé» (Hebreus 12, 1-2)

Caríssimos confrades, saudações e orações de Roma e BOA FESTA do nosso Pai e Fundador São Daniel Comboni!

São Daniel Comboni tinha escrito a 23/09/1867, «o meu Plano é aprovado por um grande número de bispos… Por isso, eu tento por todos os meios. Se não conseguir nada, Deus contentar-se-á com a boa intenção. Claro que não me pouparei a fadigas, nem a viagens, nem a vida para que a empresa vingue: eu morrerei com a África nos lábios» (Escritos 1441). São Daniel faleceu a 10 de Outubro de 1881, há 140 anos, circundado dos seus missionários e missionárias, aos quais e às quais pediu a fidelidade à missão, fixando o seu olhar em Jesus e repetindo «Meu Jesus, misericórdia».

Regressei há poucos dias de Cartum onde São Daniel Comboni faleceu e onde a sua presença continua graças à vida, ao testemunho e ao serviço dos missionários e missionárias combonianos e da vida cristã de toda a igreja local. São Daniel Comboni chegou até nós hoje porque, antes de nós, muitos confrades, irmãs e leigos, que seguiram Jesus Cristo à maneira de São Daniel Comboni, nos transmitiram o seu carisma; o nosso coração está repleto de gratidão pela sua fidelidade e diz-lhes: OBRIGADO!

Hoje, celebramos o nosso Fundador que, no céu, vive e goza da comunhão dos Santos. Celebrámo-lo também porque com o dom do seu carisma, dom do Espírito Santo, ele continua a agir na vida quotidiana dos membros da Família Comboniana, dos nossos amigos, colaboradores, benfeitores e a estar presente nas nossas comunidades e nas nossas actividades.

Neste particular dia de 2021 celebram-se também, com grande alegria e renovada gratidão, diversos aniversários. Em Ellwangen concluiu-se o ano dedicado ao centenário da nossa presença na Alemanha e as nossas comunidades de Vengono e de Pádua completam 100 anos de presença. No mesmo dia no Brasil tem início o ano dedicado à reflexão sobre o 70º aniversário de presença comboniana que será celebrado em 2022. Sob o auspício deste dia, pensando quer no presente quer no futuro, abre-se uma nova comunidade e casa para confrades estudantes em Nairobi.

Sim! Celebrando São Daniel Comboni, somos todos chamados a deixar-nos renovar pelo Espírito Santo, que continuamente nos forma a ser discípulos missionários combonianos, chamados a caminhar hoje no mundo e a encarnar-nos sempre mais nas situações dos nossos irmãos e irmãs.

São Daniel Comboni recorda-nos ainda hoje o dever de anunciar e partilhar Jesus Cristo nossa Esperança, cujo Coração bate sempre pela humanidade sofredora; instiga-nos a testemunhá-lo na nossa vida quotidiana com espírito de ministerialidade na fraternidade; instiga-nos a viver na comunhão e no espírito de sinodalidade que nos faz todos partícipes da mesma missão e nos ensina a enriquecer-nos mutuamente no testemunho e no empenho para a construção do Reino de Deus, lá onde todos somos chamados a deixar-nos converter e a continuar o nosso caminho de santidade, que nos faz sempre mais humanos…

«Para um cristão, não é possível imaginar a própria missão na terra, sem a conceber como um caminho de santidade, porque “esta é, na verdade, a vontade de Deus: a vossa santificação” (1 Tessalonicenses 4,3). Cada santo é uma missão; é um projeto do Pai que visa refletir e encarnar, num m omento determinado da história, um aspeto do Evangelho» (Papa Francisco na Alegrai-vos e exultai 19)

Confiemos as nossas comunidades e os nossos confrades à nossa Mãe Maria e a São Daniel Comboni, para que possamos obter as graças necessárias para viver bem o nosso caminho e a celebração do próximo Capítulo Geral, que celebraremos no mês de Junho de 2122,

Boa Festa de São Daniel Comboni!!!

P. Tesfaye Tadesse Gebresilasie MCCJ
Pelo Conselho Geral

Sem comentários: