31 de maio de 2019

PARTIU UM AMIGO


Ver partir um amigo com quem trabalhei e vivi, com quem partilhei a minha vida e acompanhei na doença é um dos momentos mais duros que estou a viver na minha terceira missão neste país.

Conheci o então P. Sandri em 1987 quando me deu as boas vindas, para viver com ele na Missão de Acornhoek, a mais rural e distante das missões da diocese de Witbank. O impacte que teve na minha vida de jovem de vinte e poucos anos foi determinante para o sucesso na minha consagração missionária.

Um missionário dedicado à comunidade, ao seu compromisso sacerdotal. O povo adorava-o. Sempre muito pontual e exigente nas suas contas e nos seus gastos, conduzindo uma vida de pobreza e de simplicidade.

Nunca alimentou conflitos. Encarnou sempre no seu viver o carisma que herdou de S. Daniel Comboni ao detalhe. Nunca nos desligámos, apesar de cada um de nós ter seguido caminhos diferentes.

Por altura do falecimento dos meus pais, em 2012, sendo ele já bispo desta diocese, mandou-me uma mensagem via Facebook para vir ajudá-lo na diocese. Eu não vi razões para que não considerasse o seu pedido. Aceitei o projeto, e devidamente combinado com os Combonianos aqui na África do Sul, entrei na residência episcopal em julho 2015.

Nomeou-me imediatamente diretor diocesano das Obras Missionárias Pontifícias e diretor de outra Instituição vocacionada para os pobres, o Lenten Appeal. Também queria que eu dirigisse a Cáritas diocesana. Porém, depois de termos conversado, achámos melhor arranjar outra pessoa para o fazer.

A vida aqui em casa correu sempre muito calmamente e sem problemas.

Eu passei a administrar a casa. Foi sempre uma casa de muitas visitas. Depois de me ter ensinado e mostrado onde fazer as compras, eu comecei a fazer tudo no estilo que ele já tinha adquirido e senti-me sempre bem.

A diocese de Witbank é muito grande. Dom Joe, para o seu trabalho de pastor, era forçado a viajar mais de 40 mil quilómetros por ano. Foi um bispo presente, totalmente dedicado de tal maneira, que se esqueceu de si mesmo, de cuidar da sua saúde, totalmente doado ao Senhor e ao seu povo. Em casa onde comia poucas vezes, o sal quase não se usava e os fritos foram eliminados. Também me habituei a comer assim.

Fora, em trabalho apostólico, nunca selecionou comidas. Aceitava o que as pessoas lhe davam. Talvez aqui tenha estado a origem da sua úlcera no estômago, que no dia 27 de março pela manhã muito cedo lhe rebentou, perfurando-lhe o estômago.

Nem ele, nem o seu médico, nem eu nos apercebemos de qualquer manifestação desse problema. Nunca se queixou desse perigo que o levou à morte.

Levei-o ao hospital logo de manhã cedo acompanhado do seu médico pessoal. Só me disse; «Pinto, chama-me o medico imediatamente, que não aquento as dores» enquanto se contorcia todo à entrada da nossa capela onde nos preparávamos para celebrar a Eucaristia logo de manhã.

Neste mesmo, dia 27 de março, durante a noite, depois de descobrirem o que se estava a passar, foi operado de urgência. Puseram-no em coma induzida durante sete dias. Eu visitava-o duas vezes por dia na unidade de cuidados intensivos no hospital privado da cidade de Witbank.

Como os seus rins começaram a falhar, no dia 7 de abril, mudámo-lo para o melhor hospital privado da África do Sul perto de Pretória. Estava agora mais cuidado no campo de especialistas renais e outros a quase duas horas de carro daqui de casa. Agora era o seu amigo médico que mais perto dele nos ia informando e telefonando também à sua família na Itália.

No dia 11 de abril os médicos descobriram que sangrava pelo estômago. Neste mesmo dia sofreu uma segunda operação ao estômago e a infeção generalizou-se e tornou-se impossível de controlar.

Todos os católicos da diocese e por muitas partes do mundo estavam unidos em oração por ele. Ele conhecia muita gente em todos os continentes. E mais fervorosamente começaram a orar por ele quando começámos a saber que só um milagre o podia salvar.

Depois de tanto viajar paro o hospital, depois de tantas lágrimas derramadas, depois de tanto esperar em Deus, depois de tantos momentos contemplando o mistério, no dia 30 de maio pelas 4h30 da madrugada, eu acordei sobressaltado pelo telefone com a notícia: «O nosso bispo acabou de nos deixar». Era o seu amigo doutor a dar-me a notícia.

Precisei de ar. Nestes dois meses vivi sozinho em casa. Não tinha com quem partilhar a minha dor. Refiz-me e alguns minutos depois comecei a telefonar aos amigos mais chegados que a desgraça tinha finalmente chegado.

O momento que eu mais temia e que me manteve colado ao meu telefone, ao telefone do Sr. Bispo e ao telefone da casa.

O seu funeral está marcado para o dia 6 de junho às 10h00. Será em Witbank no pavilhão multiusos da cidade para que todos possam participar. Depois haverá uma breve cerimónia na catedral onde será sepultado junto à sua cátedra que permanecerá vazia.

Neste momento de luto e dor é o que me é possível dizer. Que o Senhor da missão o recompense pelo exemplo de vida simples, pobre e trabalhosa que o levou a esgotar-se em favor dos outros por toda a sua vida. Descanse em paz.


Ir. Artur Fernandes Pinto
Missionário Comboniano

2 comentários:

José Lomba disse...

Que o Senhor lhe dê o descanso merecido. Quantos podem dizer o que acabo de ler? Muito poucos, por certo!

Janice Aliena disse...

Que obra milagrosa de grande amiso. Eu li um artigo sobre o trabalho dele e foi incrível, pois as coisas que ele faz são maravilhosas e excelentes. Eu precisava de ajuda para recuperar minha ex-esposa, e vi críticas maravilhosas do grande Amiso e entrei em contato com ele, independentemente do fato de que eu não pretendia acreditar nele e me disse que ajudar as pessoas faz isso. feliz. Você acredita nisso? Fiquei tão aliviada do meu trauma emocional depois de conversar com ele e ele me disse que prepararia um feitiço de amor para mim, o que traria minha ex-esposa de volta em 24 horas. Eu não conseguia descobrir como fazê-lo, mas ele me garantiu que minha ex-esposa voltaria para mim e sobre a qual, depois de seguir suas instruções, ele preparou o feitiço de amor e minha ex-esposa voltou para mim dentro de 24 horas. Eu estava tão feliz e hoje, minha ex-esposa e eu estamos nos divertindo. Não sei o que você está passando hoje, mas posso garantir que o ótimo Amiso pode ajudá-lo. Somente clientes sérios que precisam da ajuda dele podem enviar uma mensagem para resposta imediata por e-mail: herbalisthome01@gmail.com