1 de agosto de 2018

NOTÍCIAS DO CONGO





Caríssimos amigos/as,

Paz e bem em Cristo Missionário do Pai,

Espero que vos encontreis bem.

Neste momento encontro-me em Kinshasa para um encontro dos formadores combonianos a nível da África Francófona, ou seja: do Congo, do Chade, da Rep. Centro Africana, Togo, Benim e Gana.

Várias pessoas me têm perguntado sobre a situação do Congo. Infelizmente a resposta é sempre a mesma: o Congo vive numa grande instabilidade. Há regiões que são continuamente massacradas por ataques de grupos que na maior parte das vezes não se sabe quem os apoia e que deixam atrás deles o terror, a destruição e a morte.

A situação política é cada vez mais preocupante. O país prepara-se para as eleições que se realizarão em dezembro. No entanto há muitas irregularidades que deixam as pessoas perplexas e pessimistas. O atual presidente ainda não manifestou claramente a sua posição, não sabendo se se vai apresentar como candidato ou não. O silêncio preocupa a comunidade internacional. Os partidos da oposição não se metem de acordo entre eles.

Em relação à situação social, o povo está cansado, assistindo a uma grande insegurança: raptos, assassínios, roubos à mão armada. Os governos provinciais em vez de administrar corretamente os orçamentos, desviam parte deles, deixando o povo cada vez mais empobrecido. A educação é cada vez mais baixa. Os salários diminuem cada vez mais e muitas vezes são desviados. As manifestações, mesmo se pacíficas, são reprimidas violentamente. A única voz autorizada neste momento é a Igreja, mas é continuamente ameaçada.

A situação em Kisangani, onde vivo, é relativamente calma, se a compararmos com as regiões do leste do Congo, e outras do Centro do pais, como o Kasai, etc.

No que diz respeito à Maison Comboni, em Kisangani, onde me encontro com dois outros formadores congoleses, dez postulantes terminaram os três anos de formação e neste momento preparam-se para partir para o noviciado. Para o próximo ano teremos 40 postulantes nos três anos.

Este ano construímos uma nova igreja no Postulantado da Maison Comboni (foto), dado que até agora tínhamos apenas uma sala adaptada como capela que tornara-se pequena para acolher todos os postulantes.

Quero agradecer a todos os amigos que contribuíram para a sua construção, seja para os bancos, pinturas, nomeadamente o meu pároco através das paróquias de Outeiro e Perre, a alguns colegas do Seminário de Braga, ao Bispo emérito da diocese de Viana D. José Pedreira e tantas outras pessoas, nomeadamente familiares.

Que o Senhor abençoe a vossa generosidade em favor da formação destes jovens, futuros missionários.

Para todos um abraço amigo e boas férias!
P. Zé Arieira 
Maison Comboni 
B.P. 505 Kisangani 
(Rep. Dem. do Congo)

Sem comentários: