17 de outubro de 2017

TODOS À MESA POR UMA MESA PARA TODOS



DECLARAÇÃO CONJUNTA DE DIFERENTES CONFISSÕES RELIGIOSAS

NO DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO

Lisboa, 16 de Outubro de 2017

Por ocasião do Dia Mundial da Alimentação 2017, que tem este ano como tema "Mudar o futuro das Migrações - Investir na Segurança Alimentar e Desenvolvimento Rural", diferentes confissões religiosas reuniram-se à mesma Mesa, em solidariedade com toda a Humanidade e em especial com todos os irmãos que sofrem situações de pobreza e fome.

Sabemos que hoje em dia o planeta produz alimentos suficientes para todos e, no entanto, em 2016, o número de pessoas subnutridas cronicamente no mundo aumentou para 815 milhões, acima de 777 milhões em 2015. Múltiplas formas de desnutrição coexistem, com países que experimentam simultaneamente altas taxas de desnutrição infantil e obesidade adulta. O excesso de peso e a obesidade infantil está a aumentar na maioria das regiões do mundo e em todas as regiões no caso dos adultos.

O agravamento generalizado de conflitos armados, associado ao impacto de desastres naturais e alterações climáticas têm vindo a exacerbar uma realidade que revela causas estruturais de injustiça e exclusão social e territorial. A competição por recursos naturais limitados (especialmente água e terra) sem respeito pelas comunidades locais e o Bem Comum; a mercantilização de bens alimentares, sujeitos a especulação, torna-se neste contexto ainda mais inaceitável, bem como a falha de sistemas de regulação e de proteção social nas zonas de conflito e zonas mais afetadas por desastres naturais.

Este ano o tema do Dia Mundial da Alimentação realça esta realidade: "Mudar o futuro das Migrações - Investir na Segurança Alimentar e no Desenvolvimento Rural". Em 2015, mais de 65 milhões de pessoas viram-se obrigadas a abandonar a sua Terra devido a conflitos. Mais de 19 milhões de pessoas tiveram de deslocar-se depois de sobreviver a desastres naturais. Muitos procedem de zonas rurais: agricultores, pastores e pescadores. Com contornos diferentes, esta é uma realidade que tem marcado também o nosso país, com o terrível flagelo dos incêndios florestais que revelam falhas estruturais graves na gestão justa dos territórios rurais de minifúndio do interior.

A luta contra a fome e a má nutrição vai muito além da produção de alimentos. A fome e a pobreza extremas podem eliminar-se através da implementação de estratégias de segurança alimentar e nutricional baseadas no Direito Humano a uma Alimentação Adequada, assentes no desenvolvimento rural inclusivo e em sistemas alimentares mais justos e sustentáveis.

Todos nós estamos conscientes de que não é suficiente a intenção de assegurar a todos o pão de cada dia, mas é necessário reconhecer que todos têm direito a ele e portanto devem poder desfrutar do mesmo. O que fazer? Como fazer mais e melhor? A Alimentação está no coração da Agenda 2030 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis, uma agenda universal que a todos responsabiliza. Com este encontro queremos começar por nos questionar a nós mesmos, e por pôr em prática os ingredientes que sabemos serem o sal de qualquer negociação e transformação social: os valores da paz, da solidariedade, do diálogo e da partilha no Cuidado da nossa Casa Comum.

Dispomo-nos a colaborar com a FAO na implementação de estratégias locais de nutrição e sistemas alimentares sustentáveis, bem como no esforço de implementação da estratégia de segurança alimentar e nutricional da CPLP.

Dispomo-nos a colaborar com a Comissão Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar na implementação de estratégias de sensibilização e educação que entendam pertinentes, potenciando o trabalho que já realizamos quer de mudança de atitudes e comportamentos, quer de canalização de potenciais desperdícios para apoio alimentar.

Dispomo-nos a colaborar com a Secretaria de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural na reflexão e implementação de políticas públicas e estratégias locais que reforcem modelos agroecológicos e a agricultura de pequena escala, favorecendo a estruturação dos pequenos proprietários agroflorestais e sistemas alimentares locais que aproximam consumidores (individuais e coletivos) dos produtores, como fator chave de dinamização e revitalização integrada do território, bem como de educação das novas gerações.

Pedimos que, connosco, assumam hoje o compromisso de dar vida às políticas e estratégias que coordenam, de forma inclusiva e participativa, assente nesta que pode ser uma inspiração para todos: Todos à Mesa por uma Mesa para Todos.

Que as Mesas a que cada um se senta cada dia, seja em casa com a família, seja na Celebração Religiosa, seja na negociação de políticas, tenha como centro as Pessoas e o bem Comum.

Sem comentários: