Os participantes no Simpósio dos 150 anos do Instituto
dos Missionários Combonianos em Roma escreveram uma carta de apoio e de
encorajamento aos Combonianos, Combonianas e Leigos Combonianos que trabalham
com o povo centrafricano martirizado.
«Este Instituto torna-se como que um pequeno cenáculo de
Apóstolos para a África, um ponto luminoso que envia em direção do centro da
Nigrícia tanto raios quanto os seus Missionários zelosos e virtuoso que saem do
seu seio; estes raios que brilham e,
simultaneamente, aquecem, manifestam necessariamente a natureza do Centro de
que provêm»
(São Daniel Comboni)
Muito estimado P.e Médard e confrades da República Centro Africana,
reunidos aqui em Roma como Família Missionária Comboniana para o Simpósio dos 150 anos do nosso Instituto, o nosso pensamento e o nosso coração querem unir-se a vós.
O Simpósio é um momento de profunda comunhão com todos os confrades e irmãs que em diferentes missões continuam esta obra que o nosso fundador iniciou há 150 anos.
De um modo todo particular, sobretudo após os acontecimentos de Bangassou, queremos exprimir-vos a nossa solidariedade e a nossa fraternidade e, sobretudo a nossa oração por todos vós: Combonianos, Combonianas, Seculares e Leigos Combonianos, que caminhais com o martirizado povo centro-africano. Dais-nos, uma vez mais, um testemunho de amor e de misericórdia para com todos; um testemunho de fé cristã nesse Deus que nos chama a responder ao mal com o bem.
Com a vossa vida dizeis-nos que ser Missionários Combonianos, apesar de por vezes ser difícil, vale a pena. Obrigado porque estais a semear a boa semente, seguindo os passos de Comboni, com a mesma certeza que «as obras de Deus nascem e crescem aos pés da Cruz».
Concluímos com as palavras pronunciadas pelo Papa Francisco por ocasião da abertura da Porta Santa em Bangui: «Todos pedimos a paz, a misericórdia e a reconciliação, o perdão, o amor, para Bangui, para toda a República Centro-Africana, para o mundo inteiro, para os povos vítimas da guerra, imploramos a paz!».
Que Maria, Rainha da Nigrícia, São Daniel Comboni e todos os confrades e irmãs que nos precederam, intercedam por todos nós.
Roma, 1 de Junho de 2017.
Os participantes ao Simpósio pelos 150 anos do Instituo
dos Missionários Combonianos.
Sem comentários:
Enviar um comentário