5 de setembro de 2015

PRONTOS!





Os capitulares concluíram a semana de introdução e estão prontos para iniciar o Capítulo com a abertura solene na eucaristia de domingo, 6 de setembro.

A semana começou com a apresentação dos 67 capitulares, 10 observadores e facilitador presentes. Cada continente preparou uma passagem bíblica e um símbolo para o representar. Em grupos, os participantes partilharam sentimentos, medos e expectativas. Conversão, diálogo e simplicidade foram as palavras-chave mais repetidas.

O XVIII Capítulo Geral tem por tema «Discípulos missionários combonianos chamados a viver a alegria do Evangelho no mundo de hoje» inspirado em A alegria do Evangelho do Papa Francisco. Dom Marcelo Semeraro, bispo de Albano e secretário do grupo dos nove cardeais que assistem o Papa, explicou as linhas de força da exortação apostólica no segundo dia. No terceiro, orientou um retiro sobre o capítulo Evangelizadores com Espírito.

Nos últimos dois dias da semana de introdução, o facilitador, Irmão Enzo Biemmi, debruçou-se sobre as atitudes necessárias para um capítulo de discernimento e comunhão. A Comissão Pré-Capitular apresentou os esboços do Estatuto e do programa do Capítulo e o documento Síntese temática para o discernimento.

Dois detalhes: a DSP ofereceu um ícone de São Daniel Comboni do padre Sieger Köder para presidir ao Capítulo. As Irmãs Missionárias Combonianas enviaram uma vela que arde na Sala Capitular durante os trabalhos.

Algumas curiosidades: 52 por cento dos capitulares tomam parte no evento pela primeira vez. 34 capitulares são de origem europeia, 20 africanos e 13 das Américas (51% europeus e 49% não europeus).

1 comentário:

Anónimo disse...

Estamos acompanhar com as nossas orações. Que São Daniel Comboni e o Espírito Santo ilumine as vossas opções para o próximo sessénio.
As Irmãs Missionárias Combonianas de Portugal.
Ir. Lurdes Ramos