31 de janeiro de 2012

LIVRES

Dois padres da arquidiocese de Cartum foram libertados ontem à tarde depois de duas semanas de detenção por rebeldes sul-sudaneses.
O bispo auxiliar de Cartum, Dom Daniel Adwok, disse que os padres Joseph Makwey Mathod e Silvestro Mogga estão bem mas precisam de cuidados médicos.
Os dois sacerdotes foram raptados a 14 de Janeiro na paróquia de Kenana, na zona pastoral de Kosti, e levados para Kweik juntamente com dois jipes e alguns haveres da casa paroquial.
Os raptores – rebeldes Shilluk – exigiam 500 mil libras sudanesas – 100 mil euros – para libertar os padres.
Dom Daniel disse que a arquidiocese não pagou nenhum resgate.
Ele explicou que a Igreja apresentou uma queixa-crime contra os sequestradores e a polícia estava a interrogar os dois sacerdotes sobre o rapto e a detenção.
Um mês atrás, um missionário comboniano ugandês foi raptado por um grupo de rebeldes Nuer e libertado dois dias mais tarde juntamente com um casal sudanês.
O governo de Cartum permite que grupos rebeldes do Sudão do Sul operem em impunidade total, sequestrando jovens sulistas das universidades de Cartum para serem treinados como rebeldes ou resgatados por dinheiro pelas famílias. 
Os rebeldes também roubam viaturas com matrículas do Governo do Sudão do Sul levadas para o Sudão durante o período de transição que preparou o referendo de auto-determinação.

Sem comentários: