22 de agosto de 2011

GOVERNO


O presidente do Sudão do Sul anunciou que o primeiro governo da república vai ter 29 ministérios.
Salva Kiir Mayardit tinha prometido um governo magro, mas afinal só reduziu dois ministérios em relação ao último executivo. Bem, os conceitos são inculturados: os Dincas são magros mas também são muito altos. E o presidente e grande parte dos seus colaboradores vêm dessa tribo.
A novidade maior é a criação do ministério da Segurança Nacional sob o controlo do Gabinete do Presidente. Kiir quer puxar para si os assuntos delicados da segurança interna, mas vai ter que partilhar o poder com o ministro da defesa que controla os militares e o do interior que é o patrão das polícias.
O ministério da Paz e da Execução do Acordo de Paz foi abolido.
Houve pastas que foram reagrupadas como a da Cultura e Património com a da Juventude e Desporto, Investimentos com Comércio e Indústria e Trabalho e Funcionalismo Público com Recursos Humanos.
Outros ministérios foram desdobrados: Estradas e Transportes deu origem a Estradas e Pontes mais Transpores enquanto Energia e Minas foi transformado em Petróleo e Minas mais Electricidade e Barragens.
Os ministérios dos Assuntos Internos, Cooperação Regional e Assuntos do SPLA e dos Veteranos foram rebatizados Interior, Assuntos Internacionais e Cooperação Regional e Defesa e Assuntos dos Veteranos, respectivamente.
Agora falta nomear os respectivos ministros – e vice-ministros, um cargo criado pela Constituição Transicional. O país tem sido governado por ministros interinos e a expetativa é grande sobe os nomes dos novos executivos.
O presidente Kiir tem estado sob alguma pressão porque vai ter que «encostar» alguns ministros «indefetíveis» devido a problemas com a corrupção.

1 comentário:

Pedro Matos disse...

e destes 29 ministérios, quantos é que ficam para os Dinkas e quantos para os Nuer, Luer e outras tribos insatisfeitas com o predomínio dinka?