9 de agosto de 2011

EDUCAÇÃO


© GoSS website

O Presidente da República do Sudão do Sul elegeu a educação como a prioridade número um do governo que promete ter pronto esta semana.
Salva Kiir Mayardit discursou ontem durante a sessão conjunta das duas câmaras na inauguração da primeira sessão da legislatura nacional.
O presidente prometeu construir 30 escolas primárias e quatro secundárias durante os primeiros cem dias de governo.
Kiir anunciou também o lançamento de um Programa de Desenvolvimento para Formação de Professores que vai preparar 7.000 docentes nos próximos cinco anos.
A educação tem sido o parente pobre dos programas de desenvolvimento no país. Apesar dos esforços do governo e de organizações não governamentais calcula-se que menos de um terço das crianças em idade escolar frequente a escola.
A taxa de alfabetização do país é baixíssima: só 27 por cento da população sabe ler e escrever. A percentagem cai a pique para oito por cento entre as mulheres.
Alguns números dão que pensar: 90 por cento dos soldados são analfabetos e 75 por cento dos oficiais. O governo preparou 6.000 polícias antes do referendo em Janeiro. Apesar de terem feito o cursa da polícia na academia, só um quarto é alfabetizado.
Como se pode manter a lei e a ordem com forças de segurança assim? Como se pode desenvolver o país com uma população maioritariamente iletrada? No passado o SPLM, o partido que controla na república mais jovem do mundo, entregou a educação às igrejas e às organizações não governamentais. Em tempo de paz, parece que finalmente vai levantar o estandarte do ensino à frente da procissão do desenvolvimento.
Assim espero!

Sem comentários: