29 de abril de 2011

ÁGUIA-PESQUEIRA


© JVieira

O Conselho de Ministros do Governo do Sul do Sudão elegeu a águia pesqueira como símbolo da República do Sudão do Sul.

A águia é uma ave majestosa e solitária, endémica nas partes pantanosas do Sudão. Esta fotografei-a no campo petrolífero de Tharjath, no Estado de Unity.
O ministro tinha lançado um concurso em Março para o brasão nacional mas parece que os artistas andavam muito mal inspirados pelo que os ministros decidiram-se pela água branca-e-negra!
O governo pode agora começar a imprimir passaportes, bilhetes de identidade e outros documentos!
O Conselho de Ministros aprovou também uma resolução em que entrega temporariamente a gestão do espaço aéreo a uma empresa privada.
O porta-voz do governo garantiu que as obras em curso – construção de um novo terminal de passageiros no aeroporto internacional de Juba, alindamento do espaço onde a declaração de independência vai decorrer, monumento aos heróis e heroínas da luta de libertação, e os viadutos de Juba – vão estar prontos antes de 9 de Julho.
Entretanto, na semana passada o parlamento do sul do Sudão aprovou o orçamento para a festa da independência no valor de 23 milhões de Euros. Cerca de um quinto vai para a segurança e 2,7 milhões vão ser usados nas festas nas dez capitais de estado. Uma quantia mais pequena foi atribuída aos condados.
Juba vai beneficiar sobremaneira com as festas: além de obras de «maquilhagem» aqui e ali, vai receber tecnologia moderna para a recolha e tratamento de lixo. Pelo menos é o que o orçamento prevê.

Sem comentários: