16 de fevereiro de 2008

MERCADOS

© JVieira

O Comissário do Condado de Juba anunciou ontem que os dois maiores mercados da cidade vão ser transferidos.
Albert Pitia Pendetore disse que o mercado de Konyo-Konyo – um nome interessante para os espanhóis – passa para a margem direita do Nilo Branco, fora da cidade, e o mercado de Custom para o sopé de Jebel Kujur, a Montanha dos Espíritos, que guarda Juba a Oeste.
O projecto foi posto à consideração dos ouvintes do programa Bits & Pieces Rádio Bakhita transmite das 17h15 até às 19h00, e as linhas de telefone não tiveram descanso.
Os cidadãos de Juba não querem ver os mercados relegados para a periferia da cidade com todos os inconvenientes que isso acarreta.
O Comissário Pitia diz os mercados são ilegais. Custom está em terreno da Universidade de Juba e a Instituição quer edificar no local o Hospital Escolar Dr John Garang. Konyo-Konyo é uma zona residencial.
Os mercados são o local de abastecimento mais popular de Juba. As lojas são mais caras e não têm tanta disponibilidade de produtos.
Os comerciantes são maioritariamente ugandeses.
Entretanto, à volta dos mercados cresceu uma rede de hotéis baratos, bares, quiosques, barbearias, prostituição…
O Comissário Pitia anunciou na mesma altura que proibiu a venda de bebidas alcoólicas fortes em pequenos sacos de plástico produzidas no Uganda.

Sem comentários: