11 de outubro de 2024

VICARIATO DE HAWASSA CELEBRA DOIS MISSIONÁRIOS DISTINTOS




A 10 de outubro de 2024, a Igreja Católica de Hawassa celebrou dois distintos missionários com uma Eucaristia de réquiem na sua catedral.

O Vicariato Apostólico celebrou a memória dos combonianos, a Ir. Maria Sarina Nici e o P. Nicolino Di Iorio. 

Foi um modo diferente de assinalar a solenidade de São Daniel Comboni, fundador dos dois institutos.

Os dois missionários nasceram na Itália e regressaram à Casa do Pai na primeira semana de outubro. 

A Ir. Sarina faleceu em Verona, Itália, a 1 de outubro de 2024, com 92 anos. 

O P. Nicola faleceu em Adis-Abeba a 6 de outubro de 2024. Tinha regressado de umas férias de cinco semanas com os pais em Itália e estava a descansar do voo quando a irmã morte o chamou. Tinha 66 anos.

A Eucaristia foi presidida pelo Bispo capuchinho Dejene Hidoto, Vigário Apostólico de Sodo.

D. Seyoum Franso, Vigário Apostólico de Hosanna, o P. Juan Núñez, Administrador Apostólico de Hawassa, e o P. Asfaha Yohannes, Superior Provincial dos Missionários Combonianos na Etiópia, concelebraram com cerca de 50 sacerdotes, diocesanos e missionários.

O P. Juan, Administrador Apostólico, deu as boas-vindas aos participantes no início da Missa. 

Agradeceu ao P. Nicola pelo seu incansável trabalho em Hawassa. “Agora, ele está a descansar no céu”, disse.

A catedral estava repleta com muitos religiosos e religiosas de diferentes congregações que servem o Vicariato de Hawassa ou vindos de foraa e de outros fiéis. 

A liturgia foi celebrada em amárico e sidamo.

O P. Tsegaye Getahun, secretário-geral do Vicariato de Hawassa, fez a homilia, recordando o ministério do P. Nicola.

No final da celebração, a Ir. Weynshet Tadesse Haile, responsável pelas Irmãs Missionárias Combonianas na Etiópia, e o P. Asfaha apresentaram as histórias de vida dos dois missionários defuntos.

A Ir. Sarina entrou para as Irmãs Missionárias Combonianas na Eritreia. 

Depois da formação, iniciou o seu serviço missionário no Bahrein e no Iémen do Sul durante 16 anos.

Entretanto, foi transferida para a Etiópia e serviu nas missões de Dilla, Dongora, Hawassa, Meki e Addis Abeba durante 28 anos. Foi também formadora nos Seminários Menores de Hawassa e Meki. 

A promoção das mulheres era o seu grande amor. O Comboni College for Women de Hawassa é um monumento ao seu trabalho pioneiro. 

Há quatro anos, foi transferida para a Casa-Mãe das Irmãs Combonianas em Verona, Itália, devido à idade e saúde.

“A Ir. Sarina era uma pessoa verdadeiramente espiritual que valorizava em tudo a sua vocação de irmã religiosa. A sua vida influenciou e continua a influenciar muitas pessoas. A sua generosidade, a sua bondade e o seu cuidado para com os outros foram um exemplo e um testemunho do seu profundo amor a Deus e da sua fé, que brotava de uma humanidade bondosa e gentil”, sublinhou a Ir. Weynshet.

O P. Nicola foi ordenado em 1986 e trabalhou em Itália até vir para o Vicariato de Hawassa em 1995. 

Permaneceu na Terra das Origens até à sua morte prematura, exceto por um período de quatro anos em Itália, entre 2012 e 2016. 

Serviu as missões de Tullo, Fullasa, Teticha e Daye entre o povo Sidama. 

Foi também reitor do Seminário Maior de Hawassa em Adi- Abeba e ecónomo provincial dos Combonianos na Etiópia.

Nos últimos quatro anos foi vice-Administrador Apostólico de Hawassa, ajudando o P. Núñez, Administrador Apostólico. 

O P. Nicola estava também empenhado na formação permanente das religiosas, sobretudo através de um retiro mensal, e na Missa dominical em inglês para a comunidade internacional em Hawassa.

Foi celebrado como um administrador e missionário generoso, afável, dedicado e excecional.

“Imagino o P. Nicola a repetir as palavras de São Daniel Comboni: 'Eu morrerei, mas a minha obra não morrerá'”, afirmou o P. Asfaha.

O P. Tesfaye Tadesse, Superior Geral dos Missionários Combonianos e membro radical da província etíope, enviou a sua mensagem de condolências à província e ao vicariato de Hawassa.

“Todos nós agradecemos a Deus pelo dom de Abba Nicola, um grande Comboniano capaz, espiritualmente rico e humanamente generoso”, escreveu o P. Tesfaye.

O P. Tesfaye agradeceu ao P. Nicola pelas suas qualidades humanas e espirituais, pela sua partilha de fé, pela sua simplicidade, pelo seu dom de criar amizade, pelos seus gestos de caridade.

Alguns representantes de grupos eclesiais, incluindo um catequista de Daye, celebraram também os dois missionários e a sua herança.

A Eucaristia memorial terminou com um almoço fraterno. 

As comunidades combonianas femininas e masculinas de Hawassa, juntamente com alguns missionários e  missionárias de Adis-Abeba, Haro Wato, Daye e Qillenso, concluíram o dia de São Daniel Comboni com uma hora de adoração à volta de uma das suas últimas cartas desde Cartum.

Sem comentários: