6 de janeiro de 2023

CARTA AO JESUS MENINO


Meu querido Jesus Menino,

Hoje, 7 de janeiro, celebramos o teu nascimento na Etiópia com muitos cânticos e danças, roupa limpa (e nova para quem puder), comida melhorada apesar da inflação que baralha as contas. Os católicos de Qillenso fizeram uma vaquinha para comprarem uma toira para a refeição comum do teu Natal. Tu também nasces nestes montes tranquilos e verdejantes de Qillenso e na cidade agitada, poeirenta e quente de Adola.

Obrigado por teres encarnado a nossa vida, a nossa história. Assim, sabes como é o humano viver: conheces as nossas alegrias e tristezas, angústias e esperanças. Por isso não te vou falar delas. Confio-as à tua ternura amorosa.

É costume pedir-te coisas através das cartas de Natal se nos portarmos bem durante o ano. Deixo aqui as minhas solicitações, confiado na tua misericórdia.

Hoje, só te quero pedir paz para a Etiópia — e especialmente paz para a Oromia onde vivo — e para o mundo inteiro. Tu és o Príncipe da Paz: monta a tua tenda de novo entre nós. Pacifica os corações violentos, os desmandos egoístas, a sede louca de vingança e de sangue.

Agradeço as bênçãos do primeiro ano de regresso à Etiópia. vOferceço-te todas as pessoas que trago no coração. São tantas, mas ficam em boas mãos.

Este foi um ano especial!

Regressei onde fui muito feliz e continuo a viver a benção de estar com esta gente simples, boa, acolhedora, simpática, às vezes exigente e desmedida, mas sempre sorridente.

Agradeço-te por abba Hippolyte, o meu companheiro de serviço missionário entre os gujis; por Guyyate, que nos traz nutridos e limpos; por Sholango, que com a sua sabedoria nos ajuda a navegar as dificuldades inerentes à nossa presença. Agradeço-te por Marta, que partiu feliz para o noviciado das Irmãs da Caridade na Zâmbia; por Duretti, que apesar dos achaques dos anos acumulados mantém o sorriso lindo e vem fielmente à missa apesar de ter de caminhar mais de três quilómetros para cada lado.

Agradeço-te pelos catequistas e pelos anciãos, que se esforçam por animar as comunidades locais; pelas professoras e professores que ajudam os alunos a gizar um futuro melhor. Agradeço-te pelas irmãs e irmãos combonianos que partilham a sorte das Etíopes e dos Etíopes apesar das dificuldades das línguas, do custo de vida, da insegurança da guerra, das tensões inter-étnicas…

Agradeço-te teres transformado os medos que toldaram o meu regresso em alegrias e estupefação, por me manteres tranquilo e feliz, satisfeito entre este povo que também é meu e eu sou deles.

Agradeço o colinho que me dás através da amizade, orações e ofertas dos familiares, amigos e benfeitores.

Peço a sabedoria de te ver nas coisas pequeninas do quotidiano, de te adorar nos mais pobres e abandonados, de te encontrar encarnado nas pessoas com quem partilho a vida, sem preferências nem escolhas.

Bom Natal etíope, meu querido Jesus Menino. Nasce no nosso coração para sermos presépios viventes de justiça, paz e alegria.

Que a alegria que leio nos olhos enormes dos meus vizinhos seja a companheira de viagem durante este ano de 2023 de cada uma e de cada um deles. E minha também.

1 comentário:

Francisca disse...

Amei o seu texto, bonitas palavras cheia de amor e de significados!! Boa missão, e paz, saúde e prosperidade para todos vós 🙏😘 Feliz 2023!;❤️😍✨🙌💚🤗🎆