20 de dezembro de 2017

PARA BELÉM COM O GPS

Caros amigos

Eis-nos quase lá! Em poucos dias chegaremos a Belém! A menos que percamos o nosso caminho, o que é fácil com tantas barreiras e muros para superar! Além disso, este ano a árvore de Natal na praça central de Belém foi desligada em protesto contra Trump (os herodes também não faltam hoje)! Mas não te preocupes, guia-nos a luz do coração, esperando que continue acesa, porque, de outra forma, será um grande problema!

Em qualquer caso, não vamos perder o ânimo: há sempre a Estrela, olhemos para o céu! É o nosso «navegador satélite» que o próprio Deus nos fornece para que ninguém perca o grande encontro com o Seu Filho. Ele sabe como é fácil perder a cabeça na sociedade de hoje.

De acordo com um rabino contemporâneo, nós costumamos comportar-nos como certas formigas que, tendo perdido o caminho, começam a seguir a formiga à sua frente! Mas mesmo que ela se perca, acabam às voltas num grande círculo, acreditando que estão no caminho certo. Então, amigos, se perdermos o caminho, não façamos como essas formigas, mas levantemos os olhos para a Estrela!

Se acontecer vermos escuro o céu, não pensamos que o GPS nos tenha traído. É mais provável termos ignorado o GPS, como costuma acontecer, porque – digamo-lo com franqueza – ninguém gosta de ser guiado. Então, o GPS, depois de assinalar repetidamente o erro, pára por um tempo para redesenhar uma rota alternativa. Da mesma forma, Deus é paciente connosco. Então, façamos como os Magos: examinemos as Escrituras e discirnamos os sinais da presença de Deus em nossa história, e logo a Estrela reaparecerá para iluminar as nossas trevas.

Desculpem se dou a impressão de estar a «pregar»! Pensando nisso, apenas há dois meses atrás, a doença (SLA) tentou tirar-me a palavra para sempre. Depois de mais uma crise respiratória, fui hospitalizado com urgência por quatro longas semanas e fizeram-me uma traqueotomia. Uma experiência dolorosa que não esquecerei facilmente! Agora respiro ligado a uma máquina e mal consigo fazer-me entender. Tenho pena de não poder responder às vossas chamadas, mas só posso ouvi-las.

Em qualquer caso, eu recuperei a minha «assinatura» do «ESTOU BEM!» e encontro-me sereno, um presente que Deus me concedeu graças a vocês. É verdade que estou cada vez mais limitado no meu corpo, agora praticamente paralisado, mas não me falta o sorriso e o bom humor, louvando a Deus todos os dias pelo dom da vida. Como já não posso usar os dedos para escrever ou a voz para ditar, tive que aprender a usar o ponteiro ocular, ou seja, eu estou a escrever-vos com os olhos! Maravilhas da tecnologia!

Ah, esquecia-me de dizer que, por necessidade, aprendi a imitar o corvo! Para chamar a atenção de alguém emito uma espécie de Crac! Crac!

Então, saúdo-vos calorosamente também com um CRAC, CRAC de bom agoiro para o Natal que se aproxima e para o Ano Novo de 2018. Que Deus abençoe cada um de vocês!

Aperto-vos ao meu coração
P. Manuel João Pereira Correia
Missionário Combonianoa

Sem comentários: