1 de outubro de 2015

COM O PAPA FRANCISCO



Mãos na mão, olhos nos olhos… O tempo fica suspenso, o espaço dissolve-se, um arrepio quente percorre o meu corpo...

A ternura acolhedora toma forma de num sorriso aberto, lindo, disponível, cansado, devolvido!

Encontrar o papa Francisco tu a tu, sem distâncias nem barreiras, é um momento único, muito intenso. Quase inefável!

Pedi-lhe em espanhol dois favores: para rezar pela paz pelo Sudão do Sul e para enviar bispos para aquela Igreja que está a tornar-se num rebanho sem pastores.

Os fotógrafos do L’Osservatore Romano não paravam de disparar os flashes mas os clarões dos relâmpagos mudos perdiam-se no feitiço do encontro na imensidão cénica da Sala Clementina com uma acústica horrível.

Um muchas gracias e dei a vez ao confrade seguinte na fila.

De regresso ao lugar, com um terço papal na mão, não caminhava: flutuava!

A magia do encontro com uma das figuras que mais me inspira e desafia tomava conta de mim, paulatinamente, dando lugar a alegria tranquila, saborosa, entorpecente.

Adorei!

Antes, o Papa falou aos 85 combonianos – capitulares e membros do governo-geral – sobre o significado do seu nome: Missionários Combonianos do Coração de Jesus num discurso com cerca de 800 palavras.

Definiu-os como «servidores e mensageiros do Evangelho, especialmente para os que o não conhecem ou o esqueceram.»

E disse: «A missão, para ser autêntica, deve referir-se e pôr ao centro a graça de Cristo que imana da Cruz: crendo n’Ele pode-se transmitir a Palavra de Deus que anima, sustém e fecunda o empenho do missionário.»

O papa argentino continuou: «Sois chamados a imitar Jesus misericordioso e manso, para viverdes o vosso serviço com um coração humilde, cuidando dos mais abandonados do nosso tempo.»

E, para concluir, disse: «Antes de dar a bênção, quero dizer uma coisa que não está escrita aqui, mas é uma coisa que sinto: eu sempre, sempre, tive uma grande admiração por vós, pelo trabalho que fazeis, pelos riscos que enfrentais… Sempre senti esta grande admiração. Obrigado.»

1 comentário:

Unknown disse...

Obrigada!
Obrigada pela partilha deste encontro especial.
Encontro de carinho e desafio!
Beijo de parabéns!
Sandra