10 de abril de 2015

PRIMAVERA HOJE

Mensagem comboniana do Fórum Social Mundial 2015

SER PRIMAVERA NA IGREJA E NO MUNDO DE HOJE

Depois de dois anos, o Fórum Social Mundial (FSM) voltou a Tunes, num contexto de crescente instabilidade e violência nos países do norte de África e do Médio Oriente. Quis ser um sinal de paz e de esperança no processo da ‘primavera árabe’, ameaçado pelo terrorismo e em risco de ser pervertido pelo fundamentalismo religioso e por governos repressivos. O Fórum declarou o seu repúdio a “todas as formas de terrorismo”, inclusive a arrogância do militarismo e a violência sistemática de uma economia homicida.

O Fórum encontrou o acolhimento e a gratidão de um povo que está num processo de emancipação no qual se destaca o protagonismo dos jovens e das mulheres.

A Família Comboniana (Comboni Network) esteve de novo presente, com uma das delegações mais representativas e internacionais de sempre: 37 membros, empenhados em 15 diferentes países do mundo.

Num quadro intercultural de cores, ritmos e danças, os povos Magrebinos eram os mais numerosos na maior parte dos debates e manifestações. Cresceu, em comparação com a edição anterior, a participação de outros Países africanos, cujos representantes, em muitos casos, reconheceram e valorizaram as missionárias e os missionários combonianos. O Fórum representa um dos poucos espaços públicos, a nível mundial, no qual o Sul do mundo se pode expressar livremente.

Os temas principais, dos cerca de 1500 workshops realizados, tinham a ver com: a defesa dos direitos humanos (nomeadamente das mulheres, dos migrantes e das minorias); a questão ambiental e climática, que nos exigem uma mudança de estilos de vida; as alternativas ao sistema hegemónico neoliberal; a espiritualidade e o diálogo inter-religioso.

Como Família Comboniana, vemo-nos em sintonia progressiva com o empenho da sociedade civil organizada, nas diversas partes do mundo. Isto é a expressão do nosso esforço contínuo para actualizar o Plano de Daniel Comboni, que sentíamos caminhar connosco nas várias actividades realizadas no Fórum.

Ao longo destes últimos oito anos, a presença comboniana no FSM foi-se qualificando: começamos a organizar seminários e workshops, inspirados nas nossas experiências missionárias; agora estamos progressivamente a compartilhar actividades e percursos mais amplos, associados aos grupos com os quais trabalhamos em rede.

O stand da Família Comboniana foi um importante instrumento de animação missionária: na pluralidade de pertenças e de lugares de proveniência, testemunhámos o compromisso cristão de mudarmos juntos as realidades que destroem a vida.

O papel dos leigos é fundamental: obriga os nossos Institutos a abrir-se cada vez mais a formas de participação no compromisso missionário com pessoas, preparadas e apaixonadas, que nos ajudem a alargar a nossa compreensão do mundo e a aumentar as nossas redes de relações, garantindo, deste modo, a continuidade dos processos de evangelização e de transformação da realidade.

Uma presença como combonianos/as

Participamos no Fórum com a intenção de fazer eco, desde a nossa fé, aos processos de libertação que temos a graça de acompanhar junto à sociedade civil organizada. Por isso, nos comprometemos a reservar, cada dia, um tempo para o discernimento comunitário e para a celebração.

Cremos que a missão é, antes de mais, partilhar a mística que alimenta as nossas acções e inspira uma visão transfigurada de “um mundo diferente e possível”.

Isto o afirmamos, entre nós, celebrando na cripta da Catedral de Tunes, no escondimento da presença cristã num contexto cultural árabe-muçulmano. Iniciamos juntos no dia da memória do martírio de Óscar Romero e trinta anos depois do martírio do nosso irmão Ezequiele Ramin, e na semana que antecede a Páscoa. A semente que dá a vida para a vida do mundo é uma imagem bela da nossa fragilidade frente a tão grandes desafios, assim como da nossa esperança de que é ainda possível “fazer primavera” junto aos povos que nos acolhem.

Dando continuidade ao discernimento realizado nos últimos quatro Fóruns combonianos, destacamos as dimensões nas quais temos estado empenhados, mas que ainda necessitam de serem fortalecidas e de se desenvolverem:
  • a libertação das escravidões de hoje, de modo particular aquelas relacionadas com o tráfico dos seres humanos;
  • a mobilidade humana e a defesa dos direitos dos migrantes;
  • os caminhos de reconciliação e de diálogo nos países marcados pela guerra, dando particular atenção ao diálogo inter-religioso e, especificamente, ao diálogo islâmico-cristão;
  • a defesa da criação e dos bens comuns, unidos às vítimas da injustiça ambiental e revendo o estilo de vida das nossas comunidades e províncias.
Para sermos eficazes nestes âmbitos, necessitamos cada vez mais de criar redes a nível interprovincial e continental, de acolher leigos e leigas preparados e comprometidos nestas mesmas temáticas, e de colaborar com as organizações, religiosas ou não, que trabalham pela defesa da vida.

Chamados a reconhecer os “novos areópagos” da missão, realçamos a importância da presença comboniana no Fórum Social Mundial, propondo-a como uma etapa fixa, na qual podemos verificar o sentido e a eficácia do nosso caminhar com a humanidade peregrina rumo a “um novo céu e uma nova terra”.

Os participantes do Fórum Social Mundial e do Fórum Comboniano 2015.

Tunes, 29 de Março de 2015

Participaram no Fórum Comboniano: missionários, missionárias e leigos missionários combonianos, um bispo emérito xaveriano, duas irmãs das Servas do Espírito Santo, leigos do Brasil e do Uganda. Realizamos os nossos workshops em colaboração com diversas organizações, a saber: Lavigerie Team (Tunísia), Franciscanos, CIDSE, VIVAT International, Franciscans International, Solwodi (Alemanha), John Paul II Justice and Peace Center (Uganda), Liberty Tree Foundation (EUA).

Sem comentários: