27 de março de 2013

SEIS MILHÕES


Enquanto estava fora do gabinete para almoçar
alguém roubou seis milhões na minha gaveta!
A notícia foi dada pelo portal parisiense Sudan Tribune mas atravessou as páginas sociais à velocidade da luz: alguém roubou seis milhões de Libras sul-sudanesas e Dólares americanos – qualquer coisa como 1.2 milhões de Euros – do escritório do Presidente da República no fim-de-semana passado. A notícia foi dada por um colaborador do presidente que por razões óbvias falou sob anonimato. Ele disse que as autoridades queriam manter as investigações sob segredo para evitar embaraços maiores.

A minha primeira reação foi Isto não pode ser verdade! O Sudan Tribune é famoso por algumas cabalas! Mas lembrei-me da confidência de uma militar americana que estava a treinar os guerrilheiros convertidos em generais: ela disse-me que eles guardavam enormes somas de dinheiro em baús de metal e não faziam segredo disso porque não confiavam nem nos bancos nem no Estado.

Depois há a questão logística: seis milhões em notas de cem libras – a maior denominação em circulação– são sessenta mil notas. Se foram empacotadas em pacotes de cem dá seiscentos pacotes. O que na verdade não é assim tanto quando se tem um fim-de-semana para a operação de transferência de valores.

A confirmação apareceu na página do FaceBook do Ministro da Informação Barnaba Marial Benjamin - que também é o porta-voz do Governo. Sem se referir diretamente ao roubo disse que a segurança do presidente nunca esteve em perigo e apelou à calma porque as investigações já tinham começado para levar os culpados à justiça.

Claro que o roubo não deixa de levantar questões pertinentes: o que é que Salva Kiir Mayardit faz com tanto dinheiro no gabinete enquanto o Estado está fortemente condicionado por um orçamento de austeridade e muitos trabalhadores públicos estão com os salários em atraso? 
===


PS: no fim do dia o Gabinete do Presidente imitou um comunicado a corrigir o montante roubado: 176.196 Libras sul-sudanesas e 14,000 Dólares americanos – qualquer coisa como 46 mil Euros - dinheiro destinado aos salários aos condutores e agentes de manutenção da presidência sem conta bancária!

1 comentário:

Unknown disse...

Será que acreditamos numa coisa dessa?