19 de julho de 2012

PADRE DE PRATA


«Dou graças Àquele que me confortou, a Jesus Cristo, nosso Senhor, porque me julgou digno de confiança, chamando-me ao ministério» (1 Timóteo 1: 12).
Há 25 anos, escrevi este versículo na pagela da minha ordenação que decorreu na Igreja de São João Batista de Cinfães a 19 de Julho de 1987.
Hoje como ontem eu sei que a minha opção pelo ministério ordenado não foi iniciativa ou vontade minhas. Foi o Senhor que me chamou e me deu força ou confortou através da imposição das mãos de Dom António Castro Xavier Monteiro, bispo de Lamego, para partilhar do seu sacerdócio ministerial porque através do Batismo já participava do sacerdócio comum dos fiéis.
Vinte e cinco anos depois, reconheço que o Senhor tem sido a minha força. Se me mantive no ministério ativo é porque o Senhor esteve sempre ao meu lado durante o último quarto de século.
Vivi o meu sacerdócio em três continentes e principalmente em quatro países em situações pastorais diferentes: como missionário na Etiópia, missionário-jornalista no Sudão do Sul, jornalista em Portugal e em formação permanente no México.
Jesus achou-me digno através da confiança que depositou em mim.
Revendo os meus anos, vejo que passei por tempos de felicidade e de desafio. De felicidade e de aridez. Mas atravessei todos esses tempos porque o Senhor foi a minha força e esteve sempre comigo: o meu irmão e amigo fiel de todos os momentos.
Quero que a celebração das minhas bodas de prata sacerdotais seja tão só um grande obrigado de 25 anos ao Senhor. Nada mais é importante, nada mais é necessário.
Um grande obrigado a Jesus pela sua fidelidade. Por me enviar os seus muitos anjos para me confortar, desafiar, caminhar comigo, me amar, estimar, aclamar e curar: os meus pais, irmãs, cunhados, sobrinhas e sobrinho, o meu pároco Cónego Acácio Soares, as minhas irmãs e irmãos combonianos, benfeitores e uma legião de amigas e amigos espalhados pela Europa, África, Ásia, Américas.
Sobre todas e todos invoco o amor e a paz de Deus.
Ámen.

1 comentário:

Anabela disse...

Parabéns,amigo!
Votos de um dia muito feliz e que Jesus te recompense por tudo o que és.
Beijinhos