13 de maio de 2012

CATÓLICA


© ALamana

O primeiro grupo de alunos da Universidade Católica do Sudão do Sul foi graduado no sábado, 12 de Maio, em Juba, durante uma cerimónia colorida e marcada pela alegria de quem chega ao fim de uma caminhada difícil de quatro anos.
Os 25 graduados iniciaram o bacharelato em Ciências Económicas e Administração em 2008 e formam o grupo pioneiro da Católica.
A cerimónia de graduação começou com a eucaristia presidida por Dom Eduardo Hiiboro, bispo de Tombura-Yambio. Seguiu-se o desfile dos graduandos, leitura do Acordo de Filiação com a Universidade Católica da África Oriental, sediada em Nairobi, Quénia, e distribuição dos certificados.
A cerimónia foi abrilhantada pelo Coro da Universidade e por músicas e danças tradicionais e contou com uma grande assistência entre figuras públicas e familiares e amigos dos graduados.
A Faculdade de Artes e Ciências Sociais, em Juba, oferece bacharelatos em Económicas e Ciências da Educação. No polo de Wau funciona a Faculdade de Agricultura.
A Católica tem mais de quinhentos alunos matriculados nos três cursos.
Planeia abrir a Faculdade de Ciências do Petróleo e Minas, em Malakal, e iniciar um mestrado em economia.
Funciona provisionalmente no antigo postulantado dos Combonianos em Juba. Um irmão comboniano faz parte do corpo docente e administrativo da instituição.
Durante a graduação, o vice-governador de Equatória Central anunciou que o lote atribuído pelo governo para a construção da Universidade Católica está finalmente disponível.

Sem comentários: