6 de julho de 2011

PREPARAÇÕES

Ecoponto, novidade absoluta em Juba © JSVieira

Estamos a menos de três dias para a proclamação da independência do Sudão do Sul e a futura república encontra-se em grande azáfama dando os últimos retoques nas preparações.
Enquanto os cidadãos vão aprendendo o hino um pouco por todo o lado, ultimam-se palanques, colocam-se coberturas em espaços públicos, limpam-se ruas e praças…
Juba está de cara limpa e asseada para receber mais de 3.000 convidados, nacionais e estrangeiros.
Brigadas de mulheres continuam a varrer as ruas depois de lixos acumulados durante anos terem sido levados para outro lado.
O cenário da proclamação da independência ainda está atrasado, mas não é por isso que a festa ser adiada.
A cidade agora já conta muitos sinais de trânsito, novos viadutos e andam a colocar postes para iluminação pública solar.
Os separadores das avenidas estão todos floridos e muitos espaços públicos foram ajardinados.
Há minutos levantou um avião levantou voo, a primeira descolagem à noite depois de a pista do aeroporto de Juba ter sido iluminada.
Há um forte dispositivo de segurança durante sobretudo na zona envolvente da praça onde vai ser proclamada a independência.
O presidente da câmara proibiu as boda-boda – motorizadas-taxis – de circular nas artérias principais de Juba para melhorar a segurança rodoviária. Os matatus, carrinhas de transporte de passageiros, estão a fazer rotas alternativas em algumas partes da cidade, ajudando à confusão!
O Governo entretanto publicou o programa da Independência.
Apadrinhando uma ideia dos bispos católicos, propôs às pessoas que partilhem o jantar do dia 8 com os vizinhos para contarem as estórias pessoais do longo caminho para a liberdade em jeito de ceia de Páscoa.
À meia-noite do dia 9 os sinos vão repicar e as pessoas foram convidadas a bater tambores para saudar a nova república. Disparar armas é proibido!
No dia 9, o aeroporto encerra a voos comerciais para acolher os convidados para a proclamação da independência. O programa começa por volta das 11h30. James Wani Igga, o presidente da Assembleia da República, lê a proclamação. Depois de a bandeira da República do Sudão baixar e da nova bandeira da República do Sudão do Sul ser hasteada, Salva Kiir Mayardit faz o juramento como o primeiro presidente da república e assina a Constituição Transitória – que deve ser aprovada amanhã ou depois pelo parlamento.
Segue-se depois uma longa série de discursos: o Presidente Omar al-Bashir e o Presidente Kiir são os últimos oradores.
A celebração continua com uma parada de militares e um desfile de civis, exibições de danças tradicionais… A festa está lançada.
Uma enorme praça foi preparada para acolher os milhares de cidadãos que queiram assistir à proclamação da independência junto ao túmulo de John Garang, o líder da segunda guerra civil que pereceu num desastre aéreo seis meses depois de assinar a paz em Nairobi-Quénia a 9 de Janeiro de 2005!
Para a tarde do dia 9 está previsto um mega-concerto no centro cultural Nyakuron.
No domingo vai haver uma missa de ação de graças presidida pelo Arcebispo de Nairobi, Cardeal John Njue, que representa o Vaticano na independência.
O embaixador António Monteiro representa Portugal.
À tarde a selação de futebol do Sudão do Sul mede forças com uma equipa queniana no renovado estádio de Juba – era para vir a seleção queniana mas o apertado calendário de futebol do país vizinho não o permitiu.
Na segunda, é a vez de os basquetebolistas do Sudão do Sul medirem forças – e sobretudo alturas – com os congéneres do Uganda. Na terça, um carnaval desportivo põe ponto final às celebrações.
As escolas – que fecharam hoje – voltam a abrir na quarta-feira. 

Sem comentários: