Os Montes Núbios são uma zona de colinas no sul do estado sudanês do Cordofão do Sul.
Uma área remota e subdesenvolvida onde as pessoas praticam uma agricultura de subsistência e criam vacas, cabras e ovelhas.
Durante a guerra civil de 1984 a 2005 os Montes Núbios foram um dos focos mais intensos da guerra. As populações locais apoiavam os rebeldes do Sul (SPLA) e sofreram bombardeamentos constantes. Muitos refugiaram-se nas cavernas dos montes.
Os dividendos da paz teimam em chegar aos montes Núbios. A área não tem estradas e os acessos são muito precários e intransitáveis durante a estação das chuvas.
Em cinco anos, as autoridades iniciaram a construção de um pequeno hospital e uma escola secundária e uma ONG norueguesa fez algumas melhorias na pista de terra do aeródromo – tudo em Kauda.
A Igreja católica desenvolve uma acção preponderante na área: duas paróquias, uma rede de escolas com dois mil alunos matriculados, um hospital com serviço operatório e de internamento que atende 18 mil pacientes por ano e uma estação de rádio.
Os Núbios são um povo tranquilo e simpático: as mulheres cobrem-se com panos garridos.
A vida social roda em torno do mercado – para compras e para beber merissa com os amigos, cerveja local feita de sorgo.
O SPLM decidiu boicotar as eleições nos Montes Núbios. Não concorda com o número de círculos eleitorais que diz não representar proporcionalmente a população.
Os círculos eleitorais foram demarcados a partir dos resultados do recenseamento de 2008. O exercício deixou de fora vastas áreas dos montes núbios, inacessíveis durante as chuvas.
Sem comentários:
Enviar um comentário