1 de julho de 2006

Férias

RESPIRA

Tenho um amigo que, quando começo a «stressar», me repete, invariavelmente: «Respira!»

Pois é! Passamos o ano a correr para a escola, para as actividades desportivas, para a catequese, para os computadores, para as consolas dos videojogos, para casa. Uma estafa!
Agora, por magia, estão pela frente dois meses de férias, sem aulas, sem a pressão de horários a cumprir. Depois de um ano de «stress», é o tempo de, finalmente, respirar!
As férias são isso mesmo: um tempo para respirar fundo e fazer aquelas coisas para as quais, tantas vezes, não há tempo.
Respirar é encher os pulmões de ar puro, seja no campo, na montanha ou na praia! Respirar é parar para contemplar a beleza que existe à nossa volta: na natureza, no nascer e no pôr-do-sol, no mar, nas pessoas.
Respirar é deixar de lado o computador e os jogos que nos fecham no quarto num ambiente mais virtual que real, em ligação com todo o mundo e completamente sós. Respirar é dar mais tempo às conversas, aos jogos, aos passeios com os amigos.
Respirar é, também, ler um bom livro, ouvir alguma música diferente daquela que trazemos no MP3, dedicar-nos à pintura, a escrever – a Alice Vieira está sempre à espera de trabalhos dos nossos jovens audaciosos!
O descanso é muito importante na nossa vida. Até Deus descansou no sétimo dia, depois de passar seis a criar o mundo, e quis que descansássemos. O problema é que o descanso se transformou na indústria do lazer. E, depois dos excessos do lazer, acabamos por ficar muito mais cansados e «stressados» e a precisar de férias para descansar das férias! Uff!...
Vá lá: respira! Descansa e usa o teu tempo com criatividade.

Sem comentários: