A superiora geral das Irmãs Missionárias Combonianas foi nomeada membro da Congregação para a Evangelização dos Povos, anunciou a Sala de Imprensa do Vaticano no sábado.
A Ir Luzia Premoli é a primeira mulher a integrar a congregação romana encarregada da evangelização.
É brasileira, tem 59 anos e trabalhou em Moçambique de 1989 a 1997.
A Ir. Luzia é a primeira geral não italiana das missionárias combonianas.
Começou o seu mandato a 8 de dezembro de 2010.
«Sinto uma gratidão profunda pela confiança que me foi dada. Esta nomeação não é reconhecimento da minha pessoa, mas o que represento neste momento: nomeadamente as Irmãs Missionárias Combonianas», disse ao saber da nomeação.
E acrescentou: «Também acho que a minha nomeação está na linha do desejo do Papa Francisco de ter mais mulheres nos dicastérios vaticanos.»
O Papa Francisco restruturou a Congregação para a Evangelização dos Povos nomeando 20 novos membros: 6 cardeais, 10 bispos, 3 padres e uma freira.
Os novos membros vêm da Ásia (5) das Américas (5), África (2), da Europa (2), dos serviços diplomáticos (2) e da Austrália (1).
Com a Ir. Luzia há mais dois superiores gerais na Propaganda Fide: dos Frades Menores Franciscanos e dos Oblatas de Maria Imaculada.
O Papa nomeou ainda dois consultores: um bispo mexicano e outro espanhol da Opus Dei.
A Congregação supervisiona a propagação da Fé pelo mundo inteiro, com a específica competência de coordenar todas as forças missionárias, de proporcionar directivas para as missões, de promover a formação do clero e das hierarquias locais, de incentivar a fundação de novos Institutos missionários e de prover às ajudas materiais para as actividades missionárias.
Sem comentários:
Enviar um comentário