Mais de duas dezenas de membros da Família Comboniana que trabalham na Etiópia passaram uma semana juntos em retiro anual no sul do país.
Treze Irmãs Missionárias Combonianas, incluindo a coordenadora na Eritreia, duas Irmãs Servas da Igreja (do Vicariato de Hawassa) e sete Missionários Combonianos (um irmão e seis sacerdotes) estiveram juntos em repouso, reflexão e oração desde a noite de 21 de julho até à manhã de 29.
A Ir Adele Brambilla veio do Médio Oriente para orientar o retiro.
Convidou os retirantes a viajar com ela até Jericó e a encontrar Jesus através da experiência de fé do cego Bartimeu.
A Ir Adele foi Madre Geral das Combonianas durante 12 anos, de 1998 a 2010. Depois, regressou à Jordânia para retomar o seu ministério como enfermeira.
Ela disse que não era nem teóloga nem biblista. Queria apenas partilhar a sua experiência e o contacto com a espiritualidade de São Daniel Comboni.
O Centro de Formação Humana de São João em Bishan Gurracha acolheu os participantes, oferecendo um ambiente propício para rezarem.
O Centro, construído na margem norte do lago Hawassa, pertence ao Vicariato de Meki. Foi inaugurado há um ano, mas ainda não está concluído.
É um lugar especial para a oração: silencioso, verde, cheio de árvores, flores e pássaros de todos os tamanhos sobre o lago onde, por vezes, se veem hipopótamos a pastar perto da margem. Muitos pescadores passam o dia nos barcos a apanhar tilápias.
O povo Guji do sul da Etiópia diz, na sua profunda sabedoria, que o silêncio atravessa Deus. Esta foi a experiência de uma semana longe da rotina, em diálogo silencioso com Deus através da sua Palavra e da sua criação.
No final, os participantes foram convidados a regressar à própria Galileia, aos seus ministérios quotidianos, onde o Senhor ressuscitado já está à sua espera.
Sem comentários:
Enviar um comentário